Peça Dom Quixote é apresentada em comunidades indígenas e quilombolas

Peça baseada na obra ‘Dom Quixote’, de Miguel de Cervantes, será levada à comunidades indígenas e quilombolas do Litoral Norte, a partir do dia 17 de fevereiro. O espetáculo ‘Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador’  será encenado também em praças públicas nas cidades da região.

O espetáculo tem direção de Roberto Rosa, com dramaturgia de Andreia de Almeida, que participa também do elenco, juntamente de Luciano Draetta, Alejo Linares e Harlen Mendes.

A obra é fruto de uma pesquisa do grupo do Circo Navegador, que vem acumulando experiências desde 2004 sobre o clássico da literatura universal ‘O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha’, do dramaturgo Miguel de Cervantes.

O texto é baseado nos escritos entre os capítulos 30 a 55, que trata da farsa que o Duque e a Duquesa orquestram para ser pregada à dupla Dom Quixote e Sancho Pança. Eles são levados a acreditar que há um grande reconhecimento pelos seus serviços prestados à cavalaria andante, com um suntuoso banquete os esperando.

Apresentações em comunidades indígenas e quilombolas

Segundo o Circo Navegador, as apresentações objetivam valorizar a ancestralidade e os benefícios oferecidos pelas comunidades indígenas e quilombolas para o Litoral Norte

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac). As primeiras apresentações serão em Ubatuba: no quilombo Caçandoca, dia 17/02, às 19h; no quilombo Fazenda, dia 18/02, no mesmo horário. Já na segunda-feira (19/02), às 15h, o espetáculo chega à aldeia indígena Boa Vista.

O itinerário do projeto segue para São Sebastião, no dia 22/02, às 15h, na aldeia indígena Rio Silveiras,e dia 23/02, às 20h, para a Praça da Alegria, em Boiçucanga.

No dia 24/02, às 20h, a peça chega em Caraguatatuba, na Praça do Caiçara, no Centro. Dia 25/02 (domingo), às 20h, será na Praça da Matriz, no Centro de São Sebastião.

Cinema

quilombola
A trama é inspirada na época das eleições de 2022, que mostrava um Brasil dividido entre dois projetos de governo distintos (Foto: Circo Navegador/Divulgação)

O Espaço Cultural Circo Navegador terá uma sessão de cinema nesta quinta-feira (1/02), às 20h,  exibindo o filme Propriedade, de Daniel Bandeira. A trama é inspirada na época das eleições de 2022, que mostrava um Brasil dividido entre dois projetos de governo distintos.

A história mostra que, para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado. Assim, separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos estão prestes a colidir.

Com o protagonismo da narrativa muitas vezes concentrado em Tereza e Dona Antônia, personagens respectivamente interpretadas por Malu Galli e Zuleika Ferreira, o diretor Daniel encontrou uma forma de representar a incomunicabilidade de duas integrantes de diferentes esferas sociais, colocando o espectador no lugar de testemunha das motivações de cada lado.

No Brasil, o filme ganhou prêmios no Festival do Rio e no Rio Fantastik Festival 2023. Além de ter marcado presença na programação de festivais internacionais, como Festival de Berlim, o Edimburg International Film Fest, o MotelX (de Lisboa, Portugal), o espanhol Sitges, bem como os americanos Brooklyn Horror Fest e Fantastic Fest (vencedor de Melhor Filme em ambos), o holandês Leiden International Film Festival, entre outros.

Os ingressos custam R$ 20, adquiridos pelo WhatsApp:  (12) 2101-8249.

 

SERVIÇO

 

Filme: Propriedade

Data: 01/02 (quinta-feira)

Horário: 20h

Valor: R$ 20

Local: Espaço Cultural Circo Navegador

Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826, Centro, São Sebastião – SP

Ingressos: Pelo WhatsApp (12) 2101-8249

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 17/02 (sábado)

Horário: 19h

Valor: Gratuito

Local: Quilombo Caçandoca, Ubatuba

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 18/02 (domingo)

Horário: 19h

Valor: Gratuito

Local: Quilombo Fazenda, Ubatuba

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 19/02 (segunda-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Aldeia indígena Boa Vista, Ubatuba

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 22/02 (quinta-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Aldeia indígena Rio Silveiras, São Sebastião

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 23/02 (sexta-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Praça da Alegria, em Boiçucanga, São Sebastião

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 24/02 (sábado)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Praça do Caiçara

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1-107 – Centro, Caraguatatuba

 

Teatro: Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador

Data: 25/02 (domingo)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Praça da Matriz

Endereço: Praça Major Fernandes, Centro, São Sebastião

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *