Nesta terça-feira (30), às 18h, o tráfego de veículos na Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP 098), a Mogi-Bertioga, foi liberado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na quinta-feira (25) houve um deslizamento de pedras do talude, na altura do km 84 da rodovia, que precisou de interdição desde o km 77 até o km 98.
As equipes do governo removeram a terra, podaram árvores e retiraram as pedras que se desprenderam do talude. Além disso, retiraram pedras com risco de queda, que estavam presas no talude, e promoveram a limpeza geral.
Finalmente, as rochas passaram por fragmentação com rompedor, jateamento em pedras soltas no topo do deslizamento e vistoria geotécnica.
A maior pedra implodida, segundo o DER, possuía aproximadamente 10 metros de comprimento, três metros de largura e três metros de altura. Além dessa implosão, foi necessário realizar outras três implosões de pedras menores de dimensões não especificadas.
Então, as equipes do DER removeram os materiais com apoio de escavadeira hidráulica; roçada e limpeza do material no talude com rapel. Paralelamente, foram executados o jateamento, limpeza, lavagem da pista e renovação da sinalização horizontal, bem como a instalação de estruturas de concreto (malotes) para conter o impacto de pedras. Até esta terça-feira (30), foram retirados cerca de 800 metros cúbicos de materiais, principalmente pedras que deslizaram do talude.
Entretanto, nos próximos dias, outras implosões serão necessárias.