Relatório aponta cidades do Litoral Norte entre as mais violentas do Estado

Um relatório divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta semana apontou que Caraguatatuba e Ubatuba estão entre as cinco cidades mais violentas do Estado de São Paulo. O Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) analisa crimes de homicídio, latrocínio, estupro e roubos, segundo números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública(SSP).

Caraguatatuba ficou na segunda colocação do ranking estadual. A cidade, que em 2021 aparecia na quarta colocação, só fica atrás de Peruíbe, que manteve o primeiro lugar nos dois anos. A cidade chegou ao topo do ranking após registrar no ano passado 324 ocorrências de roubo, 39 de estupro e 14 de homicídio, além de um latrocínio.

Ubatuba aparece em quinto lugar. O município foi o que mais ampliou os crimes entre 2021 e 2022 na região, já que, no ano retrasado, havia ficado na 18ª posição.

Ilhabela não entra na análise, pois os dados só tratam de municípios com mais de 50 mil habitantes. Já São Sebastião teve uma melhora nos registros de violência, saltando da 11ª posição em 2021, para 20º em 2022.

O indicador vale para 136 municípios paulistas. A melhor posição foi alcançada pela cidade de Santa Bárbara d’Oeste, na região de Campinas. A Secretaria da Segurança Pública divulgou que vai reforçar as ações no litoral e aponta que os dados criminais mostram queda em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *