Temporal compromete abastecimento de água e luz no Litoral Norte

O temporal desta sexta-feira (3), em todo o Litoral Norte, comprometeu o abastecimento de água e luz em diversos bairros da região. Alguns moradores relatam mais de 24 horas sem energia.

Segundo a  Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos de São Sebastião, que atendem as ocorrências provocadas pelos fortes ventos e chuva, os bairros mais atingidos são Cambury, Juquehy, Portal da Olaria, Cigarras, Boiçucanga, Jaraguá, Enseada, Canto do Mar e Topolândia.

Houve queda de energia em diversos pontos e a EDP ainda trabalha na solução. Até a manhã deste sábado (4), eram 240 ocorrências somente de falta de energia. Acidentes com árvores também ocorreram em diversos pontos.

abastecimento
Foto: Depcom | PMSS

Sem vítimas

Na Topolândia, houve destelhamento em três casas; em uma delas a família teve que ser removida. Neste sábado, a equipe da prefeitura trabalha para normalizar o telhado.

“Graças a Deus, não temos registros de vítimas, apenas danos materiais. Vale lembrar que todas as secretarias se mantém empenhadas, de prontidão, para atender as ocorrências e dar toda a atenção à população”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso.

Devido ao grande número de ocorrências, a entidade está atuando com três equipes, sendo duas na Costa Sul, com apoio do Corpo de Bombeiros, e outra na região central e Costa Norte. A cidade já estava em alerta para a passagem de uma frente fria, entre sexta e domingo (5), com condições para pancadas de chuva fortes seguidos por raios, intensas rajadas de vento e granizo em toda a região.

Segundo aviso da Defesa Civil do Estado, há previsão de tempestade e acumulados na casa dos 70mm neste período, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.

Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil), porque, temporariamente, a linha 153 (COI) está sem funcionamento; ou  ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros).

Abastecimento de energia e água

A EDP está com o fornecimento de energia comprometido em vários alguns bairros de São Sebastião, como São Francisco, Cambury, Boiçucanga, Cigarras, Barequeçaba, Centro e Maresias, devido a queda de árvores.

Os principais reparos estão relacionados à queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas. Tais ocorrências demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

A EDP destaca que em situações com grande volume de ocorrências, há prioridade no atendimento de hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais. Bem como casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Além disso, a empresa alerta a população para que jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, acione a EDP por meio dos seus canais de atendimento.

Já a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou nota de esclarecimento sobre a interrupção no abastecimento de água da companhia. As mais atingidas são as regiões Central e Norte de São Sebastião, onde sistemas operam com geradores de energia. Segundo informações, as equipes da Sabesp aguardam o trabalho de manutenção das concessionárias de energia elétrica para a normalização dos seus sistemas.

Ilhabela

Na cidade vizinha, moradores também sofreram com falta de luz. A energia elétrica faltou por mais de 15 horas em alguns bairros, como Barra Velha e na região sul.

O serviço de travessia de ablsas também parou no momento da ventania, por mais de uma hora, e voltou a operar por volta das 18h, com capacidade reduzida.

De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), que administra o serviço, por segurança, a balsa só pode operar com limite de ventos de 46 km/h. Quando os ventos ultrapassem essa intensidade, o serviço é paralisado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *