Pela primeira vez, São Sebastião tem uma representante na final do Prêmio Nacional de Turismo do Ministério de Turismo (MTur), que engloba profissionais de todo o país. A secretária adjunta de Turismo e Diretora da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Estado de São Paulo (ABIH SP), Niuara Leal, concorre na categoria de profissionais atuantes em setores públicos.
Niuara é empreendedora hoteleira com mais de 15 anos de experiência. A secretária adjunta tem dedicado grande parte de sua carreira ao desenvolvimento e fortalecimento turístico em São Sebastião e em todo o estado de São Paulo. Antes de assumir o cargo na administração pública, a profissional ocupou a presidência da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias (APHMBR) e a vice-presidência da ABIH.
Além disso, destaca-se através da promoção do turismo sustentável e comunitário, reconhecida no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2022, como projeto inovador de Turismo de Base Comunitária. Esta ação pioneira fez de São Sebastião a primeira cidade do Estado de São Paulo a possuir uma Lei de Apoio e Fomento ao Turismo de Base Comunitária.
Niuara e o turismo
A profissional foi uma das responsáveis pelo reconhecimento de São Sebastião como o melhor destino de Turismo Social em 2022 e 2023, com o Prêmio Top Destinos estadual.
Finalmente, trabalhou arduamente na coordenação de esforços em prol do bem-estar da comunidade turística de São Sebastião durante momentos de crise. Niuara liderou toda a operação de abrigamento de pessoas afetadas na cidade durante as chuvas de fevereiro de 2023.
Foram mais de 1.200 pessoas abrigadas em pousadas durante 45 dias, e depois realocadas em lares provisórios até a conclusão das moradias permanentes. Desta maneira, a economia do município rendeu, em plena crise, quase R$9 milhões aos comerciantes e donos de pousada. Paralelamente, ofertou qualidade de vida aos atingidos pela tragédia.
Votação
Niuara Leal está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo na categoria Governo. O vencedor será escolhido por votação popular, que está aberta até dia 1°de dezembro. Para votar na secretária, basta clicar aqui.