Moradores do Morro do Fórum voltam a protestar contra despejo

Os moradores do Morro do Fórum, no bairro Estufa 2, em Ubatuba, voltaram a protestar, nesta quarta-feira (22), contra a série de decisões que visa retirar o grupo de suas casas. O local é considerado área de risco pela Defesa Civil e teve uma decisão judicial que determinou, em agosto, a demolição das moradias, que abrigam mais de 150 famílias.

Após manifestações do moradores e um pedido da Defensoria Pública, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a reintegração de posse e a demolição das casas, em setembro. O ministro Cristiano Zanin justifica a decisão com base nas regras de transição que determinam a criação de comissões para tratar de questões fundiárias coletivas.

Apesar das decisões, a prefeitura remarcou a desocupação para segunda-feira (27). A administração e as autoridades policiais realizam reuniões para definir as ações desde a semana passada, porém os moradores cobram um plano de moradia para as famílias, que estão sem lugar definido para morarem.

Com faixas e cartazes com dizeres como “Morro tão perto do Fórum, tão longe da Justiça”, os manifestantes realizarm uma caminhada pela cidade nesta manhã e seguiram para o gabinte do poder municipal. A prefeitura ainda não se manifestou sobre os protestos, mas em agosto publicou que o morro é uma área pública que não pode ser regularizada como moradia e isso permite as demolições na área.

Catástrofe de fevereiro

Durante as fortes chuvas que assolaram o Litoral Norte no Carnaval, uma criança de 7 anos morreu depois de uma pedra de duas toneladas deslizar e atingir a casa onde ela estava, no bairro Estufa 2. Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina foi atingida na cabeça, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *