Cacique de Ubatuba toma posse como coordenador de Políticas para os Povos Indígenas de São Paulo

O cacique Cristiano Awa Kiririndju tomou posse como coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) do Estado de São Paulo, no último sábado (11). A cerimônia foi na aldeia Renascer Ywyty Guaçu, em Ubatuba, com a presença do governador Tarcísio de Freitas.

A cerimônia de posse contou com a presença de mais de 500 indígenas representantes das cinco etnias no território paulista das principais aldeias do Litoral, Interior, bem como de áreas urbanas na região metropolitana, além de autoridades regionais e do governo estadual.

Formado em pedagogia pela USP, Cristiano Kiririndju, 38 anos, faz parte da etnia tupi-guarani, da Aldeia Renascer, no município de Ubatuba.

 

Para Tarcísio de Freitas, estar com os representantes das comunidades dos povos indígenas do Estado de São Paulo foi um dia histórico. “Poder dar posse ao cacique Cristiano como Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas do Estado de São Paulo, que passa a fazer parte da Secretaria da Justiça e Cidadania junto com o secretário Fabio Prieto é uma alegria”.

O governador também lembrou ter trabalhado mais de seis anos na Amazônia, quando teve a oportunidade de conviver com as comunidades indígenas e agora ele tem a oportunidade de olhar melhor para os povos do Estado que dirige desde janeiro de 2023.

Coordenação de Políticas para Povos Indígenas

indígena

Cristiano Kiririndju comemorou a criação da nova coordenadoria voltada para a defesa dos povos indígenas. “É um momento histórico e estou muito feliz de fazer parte dessa construção e de assumir essa Coordenadoria para poder apresentar as demandas da comunidade indígena”, afirmou o cacique.

Como coordenador da CPPI, o cacique Kiririndju terá a missão de ampliar a articulação da Secretaria da Justiça e Cidadania junto aos demais outros órgãos do governo estadual, para responder aos anseios e necessidades dos povos indígenas paulistas.

Desde o ano passado, Cristiano presidia o CEPISP, escolhido pelas cinco etnias espalhadas em 37 territórios no Estado, além das que vivem em contexto urbano, na Grande São Paulo. O conselho existe há 18 anos e é um dos órgãos de representação da sociedade civil abrigados no organograma de atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania.

A coordenação de Políticas para Povos Indígenas é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania. Foi criada pela atual gestão para aprofundar ações e ampliar a participação social das etnias indígenas que vivem no território paulista.

“O dia de hoje é simbólico, um marco poder comemorar a nomeação do Cacique Cristiano, que passa a fazer parte da estrutura do governo de São Paulo, na estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania. Isto significa ter voz, espaço, visibilidade a oportunidade de trabalhar o orçamento estadual, trazendo recursos para as comunidades indígenas”, afirmou o governador.

Aldeia Renascer

A Aldeia Renascer, pertence ao Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, considerada uma das dez mais importantes aldeias do Parque Estadual da Serra do Mar. A aldeia Tupi-guarani é símbolo da luta dos povos indígenas por seus direitos e autonomia, e berço do Cacique Cristiano.

A Renascer é uma das comunidades indígenas mais organizadas de São Paulo. Entretanto, são dezenas de etnias presentes no Estado, coabitado por Tupis-Guaranis, Guaranis, Terena, Kaingang, Krenak, e outras. Atualmente, a aldeia tem 23 famílias, 105 pessoas e 63 crianças vivendo da agricultura familiar, cultivo do palmito pupunha, bem como da pesca no açude local..

Além disso, a aldeia possui uma escola indígena multilíngue, uma casa de reza e várias residências tradicionais para as famílias. Recentemente, por iniciativa do CEPISP, a Fundação Florestal de São Paulo autorizou o credenciamento dos membros da aldeia para atuarem como “guardiões da Mata Atlântica”. Eles receberam treinamento e apoio de drones e câmeras modernas.

Finalmente, a comunidade também obteve recursos, por meio de emenda parlamentar, para a construção de um Centro Cultural e de Convenções Indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *