Filme sobre memória alimentar caiçara ganha exibições públicas e online

O filme Salga, que retrata a memória alimentar caiçara, terá exibições em espaços públicos de São Sebastião e pela internet nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O projeto, realizado pela Banda Larga Filmes, foi viabilizado pelo Edital ‘Programa de Fomento Cultural de São Sebastião 2022 – Produção de Projetos Artísticos Culturais’.

O filme apresenta o fazer milenar da técnica da salga, um conhecimento transmitido pela mestre Angélica Souza, que também é a protagonista do filme. Assim, Angélica narra memórias de infância nos mares do litoral mescladas ao fazer ancestral.

No entanto, a técnica vai além de ser uma forma de conservar peixes contribuindo para manter memórias afetivas e o modo de vida caiçara tradicional, a despeito do avanço de práticas de produção e consumo nocivos dos dias de hoje.

Além disso, o manuseio responsável e a produção artesanal dos alimentos, em São Sebastião, estão alinhados com o atendimento de um dos 30 objetivos da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, voltado para a preservação da “Vida na Água.”

Os recursos do audiovisual são do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS), por meio da Prefeitura de São Sebastião. Bem como da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceira com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).

filme salga

Serviço Filme Salga

26/10 – 9h às 15h
Local: Canto Mar (Projeto Garoçá)

27/10 – 16h
Local: Toque Toque Pequeno (EM Prof. João Grabriel de Sant’ Anna)

28/10 – 19h
Local: Enseada (Espaço Caiçara Peixe de Varal)

Assistir Online: https://www.bandalargafilmes.com.br/salga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *