Conhecida por sua beleza natural e atrativos turísticos, Ilhabela ganha outro destaque, a primeira cidade do Brasil a ter uma cachoeira acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A novidade faz parte da readequação do Parque das Cachoeiras.
A obra foi projetada levando em consideração as Normas Técnicas Brasileiras da Acessibilidade, garantindo que PcDs possam desfrutar das belezas naturais do local. Para isso, foram realizadas adaptações que possibilitam a experiência autônoma e segura dos visitantes.
Uma das principais características da cachoeira é a presença de vagas de estacionamento apropriadas, permitindo que cadeirantes possam parar os carros com facilidade. Além disso, os banheiros construídos foram adaptados para garantir o acesso para todos.
Na pequena trilha que leva à cachoeira foi construído um corrimão e realizada pavimentação com declividade máxima de 8%, assegurando a acessibilidade em todos os momentos. Dessa forma, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem desfrutar do trajeto sem a necessidade de auxílio externo.
Outro destaque do projeto é a criação de um deck no meio do caminho. Além de proporcionar momentos de descanso, oferece uma vista privilegiada da belíssima paisagem natural que foi preservada durante as obras. Essa área também é projetada para oferecer comodidade aos cadeirantes durante a subida.
Nenhuma árvore foi cortada durante a execução da obra. O traçado da trilha foi planejado, utilizando-se de bosques já existentes para preservar a vegetação local. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela viabilizou o plantio de mudas de espécies nativas nas áreas onde o solo estava exposto.