Polícia Federal deflagra operação contra crimes ambientais e invasões em Ubatuba

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17), a Operação Puruba, em Ubatuba. O objetivo da ação é apurar crimes ambientais de destruição/danificação de floresta considerada de preservação permanente, parcelamentos irregulares do solo, associação criminosa, entre outros delitos.

De acordo com a PF, os investigados invadem áreas de preservação permanente na Praia da Puruba, desmatam e cercam o terreno, seguindo com construções de imóveis e posterior revenda para terceiras pessoas. Os fatos investigados também atingem terrenos de Marinha na mesma região.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo nove em Ubatuba e um na cidade de Cruzeiro. Houve busca no apartamento do líder do grupo, que pratica as invasões/loteamentos clandestinos dos terrenos e os regulariza para revenda.

Os policiais apreenderam os celulares dos envolvidos, documentos relacionados com as fraudes, um token e códigos para acesso a uma carteira de criptomoedas.

Um homem ligado ao grupo é suspeito de praticar violência contra os moradores que se posicionaram contra as invasões. Segundo a investigação, ele usava uma arma de forma ilegal para ameaçar as pessoas e, por conta disso, teve prisão preventiva determinada pelo Poder Judiciário de Caraguatatuba.

Após as diligências desenvolvidas, serão colhidos depoimentos dos investigados e o processo investigatório criminal será encaminhado ao Poder Judiciário Federal e Ministério Público Federal para análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *