Litoral Norte está na rota da 6ª Mostra Livre de Cinema

A 6° Mostra Livre de Cinema é um festival internacional de filmes de curta e longa metragem, que acontece em diversas cidades do estado de São Paulo simultaneamente. A cidade de Caraguatatuba também faz parte desta rota e receberá, no dia 28 de abril, a Mostra Infantil, Mostra de Cinema Negro e Mostra Realizadoras.

As exibições estão previstas para as 18h, 19h10min e 20h30min no Cineclube Sambaqui – Videoteca Lúcio Braun (Praça do Caiçara – Centro, Caraguatatuba – SP, 11660-130).

A Mostra Infantil apresentará cinco curtas-metragens para o público infanto-juvenil, às 18h. A Mostra Realizadoras terá exibição de sete filmes produzidos e dirigidos por mulheres, a partir das 19h10min. Na sequência, às 20h30min, será a vez do público conferir a Mostra de Cinema Negro, com cinco filmes produzidos e dirigidos por pessoas negras.

O projeto, que conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produção da Frame7 Cinema, evidencia a crescente produção independente do cinema nacional e internacional, feito na maioria das vezes sem patrocínios ou uso de verbas públicas. O evento também contará com diversas atividades que promovem o desenvolvimento de mercado audiovisual, economia criativa, fomento de público e difusão do cinema brasileiro. Toda a programação é gratuita e acessível a todo público.

Programação 6ª Mostra Livre de Cinema

Mostra Infantil

A Menina e o Mar
O filme conta a história de um breve encontro entre um menino e uma garota que tem formas muito diferentes de ver o mundo ao seu redor. E o mar, que abraça este momento. O rapaz, com medo do que o mar pode reservar para ele, e a moça, acostumada a ver poesia em toda parte ao seu redor, aprendem juntos que para aproveitar a vida, tudo o que você precisa fazer é ceder seus instintos. Através deste encontro que muda a vida, ambos aprendem a superar seus medos e desfrutar de seu mundo ao seu redor.
Direção: Gabriel Mellin – Brasil.

The Birds of Jade Rock
Com base em uma história verdadeira, somente uma rendição abnegada e a relíquia mística, escondida em uma ilha iminente, pode dar a este grupo de jovens ousadas, uma chance de salvar a vida de uma irmã. Este conto sincero, estrelando um elenco só de mulheres que nunca receberam o roteiro. Elas filmaram as cenas em “ordem cronológica da história”. Elas estavam sempre no momento, nunca sabendo o que aconteceria em seguida, improvisando corajosamente uma cena de cada vez enquanto vivenciavam o desenrolar da história.
Direção: Ryan Fenson-Hood – Estados Unidos.

Café Salvador
Direção: Angel Ricardo Rysh – El Salvador.

Conforme
Em um escritório vazio, um pai e seu filho com um problema de comunicação têm que lutar contra uma fotocopiadora que se tornou perigosa.
Direção: Antoine Abdul-Jalil – França.

Se Flopar, Nunca Postei
Márcio se muda para a casa onde mora sua prima Karen. Chegando lá, os moradores da casa se envolvem em seu comportamento ao receberem mensagens no celular. Alguém deve detê-lo antes que algo terrível aconteça.
Direção: Lucas Zimer – Brasil.

Mostra Realizadoras

O Fundo dos Nossos Corações
Joana, uma menina curiosa de 7 anos, quer descobrir como ela veio ao mundo de duas barrigas.
Direção: Letícia Leão – Brasil

Day Eight
Shira, uma jovem israelense, não é estranha aos tradicionais sete dias de Shiva após a perda de um ente querido. Mas é o oitavo dia que prova ser o mais difícil, pois ela volta para casa e luta para voltar à sua vida normal a tempo da comemoração do aniversário de sua filha. O filme mergulha nas complexidades do luto e da resiliência durante o rescaldo da perda.
Direção: Inball Voitiz Sass – Israel.

The Leak
A quietude no apartamento de uma mulher é prejudicada pelo surgimento de um vazamento de água. À medida que as gotas caem, memórias não ditas de um homem adormecido vêm à tona com uma criança assustada implorando para ser vista e protegida.
Direção: Paola Cubillos – Bélgica.

Duda
Maria não consegue mais dormir. Grávida de 8 meses com seu segundo filho, ela se sente desamparada e angustiada como na época de sua primeira gravidez. Novamente, ela não consegue distinguir entre realidade e alucinação: seus dias e noites estão rodeados de pesadelos amarelados. Mergulhada em uma vertiginosa corrente de consciência, esta é uma história de horror e ilusão sobre a maternidade e a depressão pós-parto. (Baseado nos diários de puerpério de Carolina Lobo).
Direção: Carolina Lobo – Brasil.

Trampo
Ale tenta permanecer dedicada enquanto trabalha de casa, mas às vezes pode ser sufocante.
Direção: Zaira Araújo – Brasil.

Hide and Seek
Esconder e procurar torna-se algo mais do que apenas um jogo. Uma menina não está mais à procura de seus amigos, mas de amor e afeto perdidos.
Direção: Karolina Belka – Polônia.

Hamlet
“Inspirado na obra de Shakespeare, o filme conta a história de Hamlet através da perspectiva psicológica do arco dramático criado pelo autor, porém adaptado para hoje e para o cenário nacional, onde o personagem se torna o príncipe do agronegócio que se afasta do trabalho rural para viver da arte na grande cidade. A narrativa aborda o tema do luto e o processo do Hamlet e de todos ao seu redor. A necessidade de apoio entre falar e ouvir, e o quanto não se preocupar com o emocional, juntos, pode resultar em tragédia”.
Direção: Carol Guimarães – Brasil.

Mostra Cinema Negro

Mergulho
Enquanto se preparam para um fim de semana na praia, os sentimentos de toda uma família são confrontados com o retorno de seu filho mais velho, que está ausente há dez anos. Mesmo não intencionalmente, eles são chamados a mergulhar em suas próprias emoções.
Direção: Marton Olympio e Anderson Jesus – Brasil

Nossos Passos Seguirão os Seus
Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um feroz militante anarquista, deixa as sombras para a eternidade.
Direção: Uilton Oliveira – Brasil

Entre o Passado
A chegada inesperada de Conceição no dia do funeral da velha Aparecida causa desconforto às pessoas presentes, especialmente Anderson, o neto do falecido. A partir desta reunião de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de velhas tristeza.
Direção: Larissa Estevam – Brasil

Sua Majestade o Passarinho
Entre os morros e vielas da periferia de Recife ecoam os gritos das crianças, música gospel, canções de orixás e batidas de brega funk. E é no ritmo do “passinho” que os jovens da periferia estão transformando o cenário artístico da cidade e se fazendo conhecer nas redes e no mundo. Uma canção, uma dança. Uma cultura atravessada por questões sociais, econômicas e de gênero.
Direção: Mannu Costa e Carol Correia – Brasil

Nó na Garganta
Tomás tem se fixado em Mariana desde criança, quando começou a colar fotos dela em um álbum de adesivos que escondeu consigo mesmo. Quando adolescente, seu álbum é exposto à Mariana por seu colega Gabriel em um momento humilhante e violento, com o qual Mariana concorda. Este corte criado no passado se estende no tempo, como um fio que marca o destino de um menino, deixando um caroço permanente na garganta. Até que ele decide reencontrar seus colegas e mostrar como se sentiu.
Direção: Vitor Reis – Brasil

Mais informações no site www.mostralivre.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *