Estudante de Caraguatatuba é campeão do Brasil na criação de foguetes

O estudante da rede municipal de Caraguatatuba, Murilo Leandro Costa Silva, foi o melhor do Brasil no quesito construção de foguetes. Aos 14 anos, ficou em 1º lugar na Jornada Brasileira de Foguetes, uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar os dispositivos o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento.

A conquista ocorreu em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde o aluno foi o melhor entre 37 equipes de todo o Brasil, chegando a um lançamento de 145 metros.

Os projetos são construídos pelos próprios alunos individualmente ou em grupos de até três componentes. Todos vão realizando seus lançamentos, que são feitos em dois dias. A maior distância alcançada pelo foguete é computada.

Murilo, que está no 8º ano da EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira, do bairro Jardim Gaivotas, conta que entrou nessa jornada por incentivo de seu proessor de ciências, Fabrício Jacob, mais conhecido como Chacal. Depois do protótipo pronto e antes de chegar ao Rio, foram finais de semana de muito teste e treinamento para lançar o foguete na praia do Indaiá antes da competição. Hoje, o menino pretende estudar Ciências da Computação.

“A Jornada de Foguetes é uma competição onde todos são vencedores, porque somente o fato de competirem entre escolas do Brasil inteiro – ao mesmo tempo em que fazem uma imersão em astronomia e astronáutica – já é uma vitória e recompensa. O Murilo ficou entre os melhores lançamentos do Brasil, digno de um campeão. Ele é um excelente aluno de ciências, muito aplicado, disciplinado e curioso. E sua família incentivou muitíssimo, o que fez toda a diferença. Ele criou seus foguetes e a base de lançamento a partir do que ensinei. Ou seja, ele foi além e de forma independente, pedido que eu sempre faço e espero dos meus alunos. Me deixou extremamente orgulhoso”, disse o professor Chacal.

Para a diretora Mariana Cristina Nereu, a conquista de Murilo é motivo de muito orgulho para nossa comunidade escolar. “Isso mostra que estamos no caminho certo, despertando o interesse pela ciência e incentivando nossos alunos a desenvolver projetos. A dedicação deles e do professor alcançou um destaque nacional”, destacou.

Ao final, o professor Fabrício deixou um recado. “O segredo para gostar de Ciências é a significância, é o tornar real, trazer o mundo para a escola, como foi o caso do Murilo. Basta fazer isso e mais aventuras virão”, destacou ele, que possui um canal no Youtube em que ensina brincando aos seus alunos: https://youtube.com/@professorchacal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *