Após boatos sobre ataque, Ilhabela reforça medidas de segurança nas escolas

Após a onda de ataques em escolas brasileiras e uma série de boatos que circulam em grupos de mães de Ilhabela, o prefeito da cidade, Antônio Colucci, anunciou novas medidas para reforçar a segurança nas unidades. A parceria envolve a Polícia Militar, Civil, instituições de ensino e a comunidade escolar.

O boato sobre uma suposta ameaça que ocorreria no dia 20 de abril circula em grupos de mães da cidade. O conteúdo diz que o filho de uma delas foi abordado enquanto jogava bola por um jovem de 20 anos, que disse que aconteceria um massacre na escola dele.

Porém, o post não especifica qual unidade seria o alvo, mas outra declaração indica que a denúncia já foi levada à polícia.

Nas últimas semanas, nove pessoas que ameaçaram escolas no litoral foram identificadas. As ocorrências envolvem porte de facas ou ameaça de massacres e foram registradas na Baixada Santista e em uma escola de São Sebastião.

Estratégias de segurança

Em Ihabela, na manhã da terça-feira (11) foi realizada uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação, Governo, Segurança Pública, Gabinete do Prefeito; Polícia Civil e Militar; gestores das escolas estaduais e particulares da cidade e vereadores, para debater sobre as principais ações no reforço da segurança das escolas.

Segundo a prefeitura, a ronda escolar, realizada pela Polícia Militar, foi ampliada e já teve início na manhã da última segunda-feira (10). A atividade delegada – que permite aos policiais militares que trabalhem fardados em horário de folga, com recebimento de gratificação – também será ampliada, intensificando a atuação da prevenção e fiscalização nas unidades escolares e suas proximidades.

Outra ação prevista é o remanejamento dos agentes de segurança patrimonial das escolas. Agora, os funcionários que faziam a vigilância no período noturno, passam a trabalhar no período diurno. Além disso, essas equipes receberão o reforço de mais funcionários, para atender a demanda local.

Um grupo de trabalho intersetorial também será criado para definir protocolos relativos à segurança nas escolas. O Conselho Municipal de Educação recomendou ainda que a Secretaria de Educação e as unidades de ensino adotem como pauta urgente o debate em torno do fortalecimento das ações já existentes. Além da implementação de novos projetos que visem não só a conscientização e superação de casos de bullying (e do cyberbullying), mas também a prevenção nas escolas e a implementação da cultura de paz, considerando o estudo e a discussão dos diversos modelos e perspectivas.

Denúncias

As unidades de ensino foram alertadas para denunciar qualquer pessoa que apresente atitudes estranhas e a PM reforça o uso do número 190, de modo a agilizar o tempo de resposta do efetivo policial.

O delegado da Polícia Civil de Ilhabela, Caio Fresatto, orienta que as pessoas façam o boletim de ocorrência (presencial ou online), denunciando contra a disseminação de conteúdos de incitação à violência em redes sociais e também de conteúdo falso (fake news) sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *