Turista de 23 anos é vítima de afogamento na Cachoeira do Prumirim

Um jovem turista de 23 anos foi vítima de afogamento na Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba, na tarde desta segunda-feira (2).

De acordo com o relato do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a vítima estava com familiares na cachoeira, quando decidiu mergulhar e afundou.

Então, como o jovem não submergia, chamaram as equipes de socorro. Quem estava mais próximo era o GBMar, que mergulhou para resgatar a vítima.

Entretanto, o jovem já estava em parada cardiorrespiratória e mesmo recebendo massagem cardíaca do médico da Concessionária CCR, responsável pela BR-101, não resistiu.

Concomitantemente, um homem passou mal na praia na Praia do Flamengo, também em Ubatuba, onde estava com a família. A priori, as equipes de socorro acreditam tratar-se de um AVC. Então, a vítima foi socorrida por uma embarcação privada, que a levou até o Saco da Ribeira, de onde o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a conduziu ao Pronto Socorro Municipal.

Casos de afogamento no Litoral Norte em 2022

Em 2022, o Litoral Norte registrou 1331 ocorrências de afogamento, sendo 151 em Caraguatatuba, 570 em São Sebastião/Ilhabela e 710 em Ubatuba. Além disso, o órgão contabilizou 11 óbitos por afogamento no último ano, sendo duas em Caraguatatuba, três em São Sebastião e seis em Ubatuba.

Nos anos de pandemia, 2020 e 2021, porém, foram 750 ocorrências de afogamento no Litoral Norte e seis óbitos. Logo, este número representa um aumento de apenas 6% de acionamentos em 2022.

O Comandante do GBMar, João Batista Rapaci, enfatizou ainda que em 2022 o número de turistas chegou a um milhão durante os finais de semana de Natal e  Ano Novo. “Apesar do aumento bastante significativo de banhistas, o mar estava bastante calmo, o que colaborou para o baixo número de afogamentos”, finalizou Rapaci.

A temporada de verão segue até o carnaval e requer cuidados por parte dos banhistas, especialmente em relação às condições das marés e pancadas de chuva.

One Reply to “Turista de 23 anos é vítima de afogamento na Cachoeira do Prumirim”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *