Chuva torrencial provoca estragos em Caraguatatuba

Uma chuva torrencial de aproximadamente uma hora, junto com ventos fortes e maré alta, provocaram diversos estragos em Caraguatatuba, principalmente na região sul do município. Segundo a Defesa Civil choveu 30 milímetros num curto período de tempo, com ventos de até 60 km/h, na tarde desta segunda-feira (12).

Pelo menos nove escolas municipais registraram problemas, seja com alagamentos ou avarias nos telhados. Além de dois postos de saúde. Ninguém ficou ferido.

As equipes da Prefeitura seguem trabalhando no atendimento das ocorrências. Pela secretaria de Serviços Públicos, um contingente de 80 homens trabalha na limpeza e organização da cidade.

Nas ações, são utilizados maquinários como retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões trucados e de hidrojateamento. A expectativa é da remoção de pelo menos 100 toneladas de material pela cidade.

Ocorrências

.As ocorrências foram registradas nas seguintes escolas: CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros (Travessão), CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim), EMEF Euclydes Ferreira (Perequê-Mirim), CEI/EMEI Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), CEI/EMEI Stela da Silva (Travessão), EMEF Jane Urbano Focesi (Perequê-Mirim), EMEF Alaor Xavier Junqueira (Travessão), CEI Maria Carlita (Morro do Algodão) e CEI Célia Rocha Lobo (Perequê-Mirim). A Secretaria de Educação suspendeu as aulas na terça-feira (13/12) nestas unidades escolares.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Porto Novo e Perequê-Mirim também sofreram com alagamentos. A UBS Ademir Reis (Perequê-Mirim) está sem energia elétrica e a empresa EDP já foi notificada. Por ora, as unidades seguem com atendimento normal para terça-feira (12).

O Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Travessão, teve destelhamento e pontos de infiltração. Diante disso, o atendimento no espaço será suspenso até que tudo seja normalizado. Neste período o atendimento será centralizado no PAT Centro, na rua Taubaté, 520 – Sumaré.

Até às 17h, a Defesa Civil de Caraguatatuba atendeu 15 ocorrências, sendo a maioria por quedas de árvores. Desse total, sete foram em residências no Perequê-Mirim, Jardim Tarumã, Barranco Alto e Porto Novo, cinco em vias públicas como a Estrada do Rio-Claro, Perequê-Mirim, Travessão e Morro do Algodão, e uma em área particular no Travessão. Não houve registro de vítimas.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, está acompanhando o atendimento das ocorrências e já determinou que a secretaria da Fazenda reserve dentro do orçamento valores para serem direcionados para o conserto das avarias.

Um relatório da Defesa Civil e da secretaria de Obras Públicas será emitido para elencar todos os prejuízos.

Em casos graves, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone de emergência 199.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *