Mutirão de limpeza retira centenas de resíduos da praia de Guaecá

Um mutirão de limpeza realizado na praia de Guaecá, em São Sebastião, retirou da areia mais de 1.024 resíduos e durou cerca de 1h40 entre coleta de resíduos e triagem. A equipe, composta por mais de 60 voluntários, atuou em uma área de mil metros de praia e recolheu tampas e garrafas de plástico, lata de alumínio, garrafas de vidro, palitos de madeira, pedaços de corda, filtros de cigarro, canudos, entre outros.

Os resíduos coletados que poderiam ser reciclados, foram encaminhados para uma cooperativa de reciclagem de Itanhaém. Enquanto o lixo não reciclável foi descartado em lixeiras comuns.

A ação foi realizada pela rede de comida havaiana Mana Poke e Instituto Ecosurf e contou com o apoio do movimento Elas Surfam Guaecá.

Preservação dos oceanos

Com o objetivo de contribuir para a preservação de praias e oceanos, a rede Mana Poke realiza todo ano o Mana Day, ação beneficente que arrecada recursos financeiros para a ONG Instituto Ecosurf.

O CEO da Mana Poke Filipe Moreno explica que a ideia é realizar mais ações para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos mares, das praias e dos oceanos, além deste mutirão.

“Nesse ano conseguimos sensibilizar ainda mais as pessoas. Todos sabem da previsões assustadoras trazidas pelas ONGs ambientais falando sobre a extinção de espécies marinhas se continuarmos degradando os oceanos”, pontuou o CEO.

“Não podemos simplesmente sentar e esperar pelo pior. Temos que agir rapidamente para aumentar o número de pessoas que queiram apoiar e contribuir com essa causa tão sensível”, Completa Filipe.

Ecosurf: retirada de mais de 36 toneladas de lixo das praias

O Instituto Ecosurf possui um histórico de 20 anos no desenvolvimento de projetos de impacto, campanhas e ações diretas de preservação das praias e oceanos, divididas em dois eixos: combate ao lixo no mar e proteção das ondas. O Instituto conta com mais de 20 mil voluntários e já retirou das praias mais de 36 toneladas de lixo.

As ações do Ecosurf monitoram, pesquisam a poluição das praias e realizam sua limpeza, defendem os recursos hídricos, apoiam a criação de Áreas de Surf Protegidas, parques e outros espaços de conservação da natureza, promovem o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, contribuem nos espaços e instâncias de tomada de decisão e fomentam a cultura de paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *