Prefeituras reduzem expediente nos dias de jogos da seleção na Copa

As prefeitura do Litoral Norte divulgaram as modificações de horários no expediente em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar.

Na cidade de Caraguatatuba, quando as partidas do Brasil iniciarem às 16h, o expediente nas secretarias será das 8h às 14h.  Nos jogos da seleção agendados para 13h, a jornada de trabalho vai das 8h às 12h. Em ambas as situações não haverá intervalo para almoço. Os serviços considerados essenciais funcionam normalmente, conforme o decreto publicado no Diário Oficial do Município.

Em Ilhabela o decreto define que nos dias em que os jogos forem às 13h, o expediente será das 8h às 12h, sem intervalo para almoço. Já nos dias em que as partidas começarem às 16h, a jornada será das 8h às 14h, também sem horário de almoço. Os horários excepcionais não se aplicam aos serviços essenciais, que serão mantidos normalmente.

Em Ubatuba, nos dias de jogos às 16h, o expediente será reduzido para uma jornada das 8h às 13h. No dia do jogo que acontece às 13h, o horário será das 8h às 12h. Nas escolas, o ensino fundamental não terá aulas no período da tarde não terão aula. Nas creches, as crianças entram a partir das 7h30 e a partir das 11h30 o portão estará aberto para facilitar essa dinâmica dos pais que têm dois filhos. As crianças da creche poderão permanecer até às 13h, caso os pais necessitem.

Na cidade de São Sebastião, em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, os funcionários serão dispensados duas horas antes do início das partidas. O decreto obriga a compensação de horas, para que a jornada de trabalho seja completada em datas posteriores, mas não define um prazo para cumprimento. As regras ficam a critério de cada secretário.

Segundo o decreto, as alterações no expediente não se aplicam aos “serviços essenciais, que tenham funcionamento ininterrupto”. No município, as únicas repartições e serviços que funcionam de segunda a domingo, 24 horas por dia, são os dois hospitais, o Samu, a Guarda Municipal e a fiscalização de trânsito.

A Secretaria de Educação ainda não divulgou como ficam as aulas na rede de ensino, mas já é possível concluir que as alterações afetam as turmas dos dois períodos. De outubro pra cá, os alunos tiveram apenas 20 dias letivos, em função de Jogos Abertos, feriados e pontos facultativos.

A Fundação de Saúde ainda não publicou decreto sobre o expediente nas unidades básicas de saúde. Também permanece sem definição o funcionamento das repartições administradas pela Fundação Cultural.

Jogos da seleção na 1ª fase

Brasil x Sérvia – 24 de novembro às 16h
Brasil x Suíça – 28 de novembro às 13h
Brasil x Camarões – 2 de dezembro às 16h

Caso a equipe se classifique para a próxima fase, cada prefeitura deve definir um novo cronograma para as datas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *