Caraguatatuba dá início às obras de drenagem no Rio Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, um dos maiores projetos de drenagem de Caraguatatuba, foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (3). Promessa desde o começo da gestão do prefeito Aguilar Junior, as obras contam com investimento superior a R$ 42 milhões.

A obra fará a ligação do Rio Juqueriquerê com o mar, na praia das Flexeiras, por meio de dois muros de pedras que serão montados paralelamente ao longo de 1.366 e 1.204 metros de comprimento, respectivamente. Cada muro terá 1,5 metro de profundidade.

O serviço começou com a colocação das pedras que formarão o molhe (muro) norte, na barra do rio. Agora, é feita a preparação do terreno e a base para receber o empilhamento de pedras na faixa de areia.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito, dos secretários de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Leandro Borella e Marcel Giorgeti, além do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ronaldo Cheberle, que acompanharam o descarregamento do primeiro caminhão com as pedras.

A colocação dos muros de pedras tem por objetivo impulsionar o sistema de drenagem existente no município, além de proporcionar melhores condições à comunidade pesqueira, a qual utiliza o rio como meio de subsistência.

Por isso, o prefeito batalhou pela liberação do projeto. “É uma obra grande e complexa, que precisou de muito estudo para que o projeto pudesse finalmente sair do papel. E esse é só o começo, a partir de agora serão 16 mil viagens de caminhão para transportar as pedras e finalizar os muros norte e sul”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *