PM flagra rinha de galos e infratores são multados em R$ 85 mil em Ilhabela

A Polícia Militar Ambiental flagrou uma rinha de galos, nesta quarta-feira (22), no bairro Água Branca, em Ilhabela. Os responsáveis pelo estabelecimento que promovia as brigas entre os animais foram multados em R$ 85,5 mil.

A equipe chegou ao local na tarde de ontem, após uma denúncia. Na residência, os militares encontraram gaiolas com aves silvestres e galos acondicionados em viveiros em situação de maus-tratos.

Nos fundos da casa, após uma pequena trilha, os policiais flagraram o exato momento em que dois homens colocaram dois galos no chão para iniciar o combate corporal. Um terceiro infrator permaneceu na condição de expectador em posse de outro animal.

Após intervenção no crime, a polícia localizou mais sete galos em compartimentos de madeira com espaço inadequado e sem condições de higiene. Em vistoria no local, diversos petrechos utilizados na rinha foram localizados, entre rebolo (ringue), esporas, protetores de bico e de espora, remédios e estimulante energético.

Além dos galos, nove pássaros da espécie coleirinho foram apreendidas. As aves não possuíam anilhas e apresentavam sinais de captura recente, em estado bravio e agitadas.

A veterinária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ilhabela compareceu na ocorrência e emitiu laudo confirmando os maus-tratos, devido às condições dos galos.

Os três homens foram conduzidos ao Distrito Policial onde foram autuados em flagrante pelo crime de maus-tratos e por ter aves silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente, além das multas aplicadas no trio. Eles foram liberados e vão responder em liberdade.

Os pássaros silvestres por estarem com boas condições de saúde e apresentarem instintos selvagem, foram soltos em seu habitat natural. Os galos ficaram apreendidos na base do policiamento ambiental, aguardando local apropriado para destinação.

Denúncias podem ser feitas pelos dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *