Casa de Saúde Stella Maris completa 70 anos e ganha exposição no Serramar

A Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, completa em maio, 70 anos de atuação no Litoral Norte. A celebração começa com uma exposição fotográfica no shopping Serramar, que relembrará a história e a evolução da instituição. No dia 24, terá uma missa em Ação de Graças, na Capela do Hospital.

Para a diretora geral da Casa de Saúde Stella Maris, Irmã Neusa Sudário, comemorar este marco do hospital é uma dádiva. “Que Deus continue derramando suas graças sobre essa obra. Que Nossa Senhora proteja a todos os pacientes e colaboradores”, disse.

Dona Maria Auxiliadora: o primeiro bebê nascido na Casa de Saúde Stella Maris

Em 24 de maio de 1952, Caraguatatuba ganhou a Casa de Saúde Stella Maris e nesse dia nasceu a pequena Maria Auxiliadora, o primeiro bebê do hospital.

Quase 70 anos depois, Dona Maria Auxiliadora Alves de Godoi se diverte com a história. “Minha mãe sempre contava que fui o primeiro bebê. O prefeito da época, Altamir Tibiriçá Pimenta, doou berço e enxoval”, conta.

Acolhida por Irmã Celeste, uma das religiosas que atuavam no hospital na época, a primeira bebê também ganharia um nome especial. “A Irmã escolheu meu nome em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, santa celebrada no dia do meu nascimento”, explica.

Com o passar dos anos, Dona Maria Auxiliadora voltou várias vezes à Casa de Saúde Stella Maris para participar de festas, ir à capela, ter os três filhos e ser homenageada por seus 50 anos.

A próxima visita da primeira bebê será especial. Ela irá celebrar junto com a Casa de Saúde Stella Maris seus 70 anos em uma missa que acontecerá na instituição.

Antes e depois

História

 A história da Casa de Saúde está intimamente ligada ao dia a dia da população de Caraguatatuba que, se não nasceu no hospital, já recebeu algum tipo de atendimento ou teve algum parente internado na instituição.

No início da década de 50, as religiosas da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fundada em 1936 pela Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, iniciaram um trabalho de ajuda aos mais necessitados em Caraguatatuba, onde não havia qualquer tipo de assistência hospitalar.

Após a doação de um terreno feita pelo padre Américo Virgílio Endrissi, em 24 de maio de 1952, foi inaugurada uma parte da planta total da “Santa Casa local sob o nome de Casa de Saúde Stella Maris”, conforme a ata de inauguração.

Porém, no começo, as religiosas faziam quase todos os atendimentos e partos. Os médicos eram chamados em situações de emergência para os atendimentos de maior complexidade.

Ampliação 

A Casa de Saúde Stella Maris vem ampliando sua estrutura e aperfeiçoando seu atendimento ao longo dos anos.

“Entre as melhorias realizada podemos destacar a ampliação e reforma da sala de emergência, a inauguração da maternidade e da primeira UTI neonatal do Litoral Norte com 11 leitos, a reforma da pediatria, da recepção central e do estacionamento”, segundo a diretora administrativa do hospital, Tatiane Santos.

A partir de 2020, com a chegada da pandemia, o Stella Maris tornou-se referência no Litoral Norte na internação de pacientes graves. Em 2021, inaugurou o Centro de Reabilitação Psiquiátrico, com 10 leitos de internação, e o Ambulatório de Especialidades destinado a pacientes de convênios e particulares.

O hospital conta atualmente com 665 colaboradores, além de 170 médicos que realizam cerca de 8.428 internações por ano, bem como 27 mil exames laboratoriais. São 162 leitos de internação clínica e cirúrgica, 10 leitos de UTI adulto e 11 leitos de UTI neonatal. Atende pacientes de convênios, particulares e SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *