Litoral Norte sofre com fortes chuvas do fim de semana

Conforme alertado pela Defesa Civil do Estado, algumas cidades do Litoral Norte sofrem com as chuvas que caem desde o final da tarde sábado na região. As cidades mais atingidas são São Sebastião e Ubatuba.

Em São Sebastião, a região mais atingida é Barra do Una, na Costa Sul, onde, conforme a Defesa Civil, em 12 horas o acumulado de chuva é de 264mm. Outros bairro da região estão alagado, conforme publicação na página do prefeito Felipe Augusto, que aponta, ainda a alta da maré que dificulta o escoamento das águas dos rios e galerias para o mar.

“Estamos trabalhando muito para atender todos que precisam de nós. A Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos estão em ação desde a noite de ontem (sábado), as equipes do Fundo Social e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social também estão organizados para atender e auxiliar as pessoas que precisam de atendimento emergencial nesse momento”, disse Augusto.
De acordo com a Defesa Civil não há registro de famílias desalojadas ou desabrigadas. Também não foi registrada ocorrência mais grave, mas a chuva continua.

Alerta 

chuvas
O rio que corta os bairros Bela Vista e Marafunda está no limite (Foto: Redes Sociais)

Em Ubatuba, a cidade está em estado de alerta por causa das chuvas. Em 24 horas, o registro foi de 200mm de chuva, causando o alagamento de diversas ruas por toda a cidade e quatro famílias do bairro Parque Anchieta ficaram desabrigadas e estão sendo assistidas na escola municipal Padre José de Anchieta, na região central desabrigadas.

Segundo a Defesa Civil, houve ocorrências de quedas de árvores também foram registradas. A prefeita Flavia Pascoal acompanha os atendimentos aos desabrigados.

A Defesa Civil alerta ainda que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio.

Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou (12) 3832-6604 ou (12) 3833-7270.

De acordo com diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, todas as equipes estão nas ruas, juntamente com o Trânsito, Polícia Rodoviária e demais forças ligadas ao município, trabalhando para contornar os transtornos da chuva e monitorar a situação na cidade.

Água

A Sabesp informa que as chuvas prejudicaram o tratamento e, consequentemente, o abastecimento de água de norte a sul de Ubatuba, sendo mais afetados os bairros da região central.

O sistema Carolina foi impactado pela grande quantidade de areia, terra, pedras, galhos e lama que bloquearam as captações de água – o que afeta o transporte e a qualidade da água que chega à estação de tratamento. A Companhia interrompeu o abastecimento à população até que a água esteja em níveis adequados para tratamento e distribuição.

Foram diretamente afetados pelas chuvas os bairros Barra Seca, Bela Vista, Centro, Coqueirais, Domingas Dias, Enseada, Estufa, Estufa I e II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Parque dos Ministérios, Pedreira, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Ponta das Toninhas, bem como Ponta Grossa, Praia Grande, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sununga, Tenório, Toninhas, Usina Velha, Vale do Sol.

Equipes da companhia trabalham para retomar plenamente a produção, o tratamento e a distribuição de água. A previsão é que o abastecimento se normalize de forma gradativa ao longo deste domingo (20), lembrando que imóveis que possuem a caixa-d’água obrigatória serão menos afetados.

A Sabesp pede a colaboração de toda a população quanto ao uso consciente da água e informa que disponibilizou caminhão-tanque para casos emergenciais na área da saúde (UBS e Hospital de Ubatuba). Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Em Ilhabela, houve registro de dois deslizamentos de terra próximo à Ilha das Cabras, na região sul e queda de árvore no bairro do Camarão.

Até o momento, não há registro de ocorrência em Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *