Depois de avistamentos, tubarão-golfinho é encontrado morto em Ubatuba

Populares encontraram um tubarão-golfinho morto, nesta sexta-feira (21/01), encalhado na praia de Ubatumirim, em Ubatuba. Os moradores acionaram o Instituto Argonauta que recolheu o animal.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Argonauta, é possível que esse animal seja o mesmo avistado na praia Vermelha do Sul, no dia 17 de janeiro deste ano. “Esse animal encontrado hoje pertence à mesma família do anequim, que foi a identificação mais provável na ocasião”.

tubarão-golfinhoEntão, a fêmea encontrada morta media 2,06 metros e pesava 60kg. “Considerando a raridade da ocorrência da espécie em áreas costeiras e as semelhanças entre eles, a probabilidade de ser o mesmo indivíduo é considerável”, explica Gallo.

A equipe do Argonauta, em conjunto com o oceanógrafo Venâncio Guedes de Azevedo, pesquisador e diretor do Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Argonauta, foram responsáveis pela necropsia.

De acordo com seu estado de decomposição, é provável que o tubarão esteja morto há um tempo, o que não permitiu grandes observações nos exames. Também não encontraram pesca ou lixo no animal na necropsia.

O tubarão-golfinho

Também conhecido como tubarão-cavala, a espécie apresenta distribuição principalmente oceânica, raramente avistados em zonas costeiras do litoral Sudeste do Brasil. São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equilíbrio do ecossistema marinho.

No Brasil, as capturas são ocasionais, mas eventualmente alguns exemplares são pelos na pesca de espinhel que ocorre na área oceânica do Sudeste e Sul. De acordo com a IUCN, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, a espécie tem um status de “Vulnerável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *