Caipirinha inventada em Ilhabela é opção fácil e barata para dias de calor

A caipirinha é um sucesso nacional e sua criação foi na década de 50 por caiçaras de Santos. Em Ilhabela, uma variação da tradicional bebida foi inventada anos depois, à base de folha de mexerica. O drink surgiu na região leste do arquipélago, na praia do Saco do Eustáquio, devido a falta de frutas durante um rigoroso inverno.

O sucesso da folha de mexerica

Segundo moradores da Praia do Bonete, a receita viajou entre as comunidades tradicionais da ilha e se tornou popular por ser uma opção fácil,  saborosa e barata. “Os caiçaras foram criativos e conseguiram criar uma bebida muito boa em meio a uma situação de dificuldade. Enfim, o sabor da bebida agradou o paladar de todos e foi se espalhando pela ilha. Hoje, todos os bares do Bonete servem a caipirinha, os visitantes que chegam por aqui pedem bastante”, explica Vanderlei Carlos, mais conhecido como Bob, e morador da comunidade.

A facilidade no preparo e o frescor da mistura de frutas, ou folhas, com gelo, fazem da caipirinha uma
das bebidas mais pedidas no Brasil. O caipirólogo Marco Antônio Batan, conta que a bebida surgiu na região litorânea com a chegada dos primeiros congeladores que permitiam aos caiçaras fazer gelo e, então rapidamente, se espalhou pelo país.

caipirinha de folha de mexerica“O sucesso ocorre devido o paladar da mistura, que suaviza a cachaça pura, mas não deixa de lado o jeito de bebida forte. A caipirinha é uma bebida de praia, influenciada pelo clima de sol e férias”, diz ele.

Receita da caipirinha

Aliás, Bob passou a receita e a considera fácil de fazer. “Para preparar a caipirinha de folha de mexerica, basta macerar oito folhas grandes da fruta, junto com açúcar, até extrair o sumo da planta. Então é deste líquido a cor característica da bebida. Depois é só incluir uma dose generosa de cachaça industrial, pois as artesanais sobrepõem o sabor do coquetel devido o carvalho ou bálsamos do barril onde são envelhecidas. E finalmente, colocar muito gelo picado, bater na coqueteleira e está pronta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *