Boto-cinza é encontrado morto na praia do Tenório

Um boto-cinza (Sotalia guianensis) macho de 1,80m e 75kg, foi encontrado morto na praia do Tenório, em Ubatuba, na tarde do último dia 25. Porém, o animal já estava em avançado estágio de decomposição, impossibilitando a definição da causa mortis.

Segundo Marina Hauch, veterinária do Instituto Argonauta, durante o exame necroscópico a equipe coletou materiais possíveis para exame de DNA e morbilivirus. “No entanto, o estado de decomposição dificulta a identificação da causa da morte”, explica.

O boto-cinza

boto-cinza
O animal costuma interagir com humanos (Foto: Renan Lopes Paitach)

boto-cinza é a forma marinha do gênero Sotalia, portanto, um pequeno golfinho que se distribui desde o norte de Honduras, América Central até o Estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil. A origem popular do nome boto cinza é por causa de sua coloração marcante acinzentada, com alguns traços rosados nas laterais do corpo.

Possuem muitos comportamentos aéreos, como saltos e batidas de cauda. No litoral de São Paulo, estes golfinhos interagem positivamente com os humanos auxiliando-os a captura de seu alimento.

Em caso de avistamento de animais marinhos, entre em contato com o Instituto Argonauta pelo aplicativo ou site, para que seja feito o resgate.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *