Um boto-cinza (Sotalia guianensis) macho de 1,80m e 75kg, foi encontrado morto na praia do Tenório, em Ubatuba, na tarde do último dia 25. Porém, o animal já estava em avançado estágio de decomposição, impossibilitando a definição da causa mortis.
Segundo Marina Hauch, veterinária do Instituto Argonauta, durante o exame necroscópico a equipe coletou materiais possíveis para exame de DNA e morbilivirus. “No entanto, o estado de decomposição dificulta a identificação da causa da morte”, explica.
O boto-cinza
O boto-cinza é a forma marinha do gênero Sotalia, portanto, um pequeno golfinho que se distribui desde o norte de Honduras, América Central até o Estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil. A origem popular do nome boto cinza é por causa de sua coloração marcante acinzentada, com alguns traços rosados nas laterais do corpo.
Possuem muitos comportamentos aéreos, como saltos e batidas de cauda. No litoral de São Paulo, estes golfinhos interagem positivamente com os humanos auxiliando-os a captura de seu alimento.
Em caso de avistamento de animais marinhos, entre em contato com o Instituto Argonauta pelo aplicativo ou site, para que seja feito o resgate.