Ao completar seis meses da campanha de vacinação contra Covid, nesta segunda-feira (19), São Sebastião tem 47,8% da população vacinada com ao menos uma dose. No ranking estadual, a cidade ocupa a posição 524 entre os 645 municípios paulistas.
Já o ciclo vacinal completo (pessoas que receberam segunda dose ou a dose única) corresponde a apenas 14,5% da população sebastianense. O percentual é inferior ao do Estado (18,1%) e do País (16,2%). É também o menor índice do Litoral Norte. Ilhabela é a cidade com maior percentual de imunização completa, com 17,1% da população.
Os dados, atualizados na madrugada desta terça (20), mostram que São Sebastião aplicou 99,9% das doses que recebeu. Apesar do percentual elevado, a cidade aparece numa colocação intermediária (285ª) no ranking de aplicação de doses recebidas.
Outros municípios conseguiram aplicar até 122% do total recebido. Isso acontece onde houve aproveitamento maior dos frascos, com seringas retirando mais doses do que o número registrado no rótulo.
Em que pese o desempenho inferior, até agora, São Sebastião vem aumentando o ritmo de vacinação. Entre maio e junho, foram aplicadas, em média, 449 doses por dia. No último mês, essa média subiu para 622 doses.
A reportagem questionou a Prefeitura sobre os índices de vacinação do município, depois de seis meses de campanha, mas ainda não obteve respostas. Veja abaixo os números de São Sebastião e de cidades vizinhas.