Estado promete 1,2 mil doses de vacina para Ilhabela esta semana

Em resposta a reportagem do Nova Imprensa sobre o atraso da vacinação contra Covid-19 em Ilhabela, o Governo do Estado de São Paulo informou que vai enviar 1,2 mil doses do imunizante ao município ainda esta semana. De acordo com a nota, nos últimos dias o município recebeu 3,3 mil doses.

A Prefeitura entrou com uma ação na Justiça para reivindicar 365 doses que faltam para vacinação dos profissionais da educação, que está atrasada. O Ministério Público se manifestou favorável ao pleito e o judiciário local deu prazo de 72 horas para manifestação. Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informa que o governo ainda não foi citado da ação e que a Secretaria da Saúde está à disposição para esclarecimentos.

A vacinação dos professores e outros profissionais da área a partir de 47 anos, foi iniciada no Estado em 10 de abril. Na época, a Secretaria Municipal da Educação validou o cadastro de 1.124 profissionais, no entando foram recebidas 759 doses.

“Se computar a 2ª dose, há um déficit de 730 unidades. Com a remessa inferior ao necessário para vacinar todos os profissionais da educação com a 1ª dose, a municipalidade optou por utilizar as vacinas destinadas ao grupo etário, ou seja, retirou imunizantes que deveriam ser aplicados às pessoas não integrantes de grupos prioritários para vacinar todos os agentes públicos da educação”, explicam os procuradores na ação.

Distribuição pelo Estado

De acordo com o Estado,  as doses estão sendo enviadas conforme o calendário do Plano Estadual de Imunização e a execução da campanha, com organização e distribuição de quantitativos na rede de saúde, bem como aplicação na população, é responsabilidade dos municípios. “As cidades são responsáveis por cadastrar devidamente todos os vacinados na plataforma Vacivida, justamente para dar transparência à população e ajudar no monitoramento do ritmo de vacinação”.

A quantidade de doses recebidas e aplicadas por município pode ser conferida no vacinômetro: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/, que é abastecido pelas próprias prefeituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *