Ações emergenciais visam acolher pessoas vulneráveis durante onda de frio

As prefeituras do Litoral Norte estão preparando ações emergenciais e campanhas de arrecadação de agasalhos para atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade durante a forte onda de frio, prevista para os próximos dias.

Em Caraguatatuba, esses grupos devem ser acolhidos provisoriamente durante 10 dias, em um abrigo da cidade. As abordagem começaram nesta quarta-feira (28) e a previsão é de pelo menos 50 pessoas atendidas.

O abrigo contará com equipe médica, realização de teste rápido e vacinação da Covid-19, aferição de pressão e temperatura, encaminhamentos para rede pública, se necessário, e acolhimento dos animais dos usuários.

O Fundo Social doará ainda vestuário, roupas de cama e banho e higiene pessoal. Os abrigados terão atividades esportivas, culturais e palestras sobre diversos temas. O objetivo é que eles fiquem estes 10 dias no local, até que a frente fria acabe.

Em longo prazo, a ação também busca que a equipe técnica conheça os moradores e dê andamento a diversos serviços, como retorno à cidade de origem, confecção de documentos, contato com os familiares para fortalecimento dos vínculos afetivos, entre outros serviços.

Ações em outras cidades

Em Ilhabela, uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Restitui vai intensificar o serviço de abordagem para ofertar acolhimento às pessoas em situação de rua no município. A Casa de Passagem oferece acolhimento imediato e emergencial, garantindo proteção integral (moradia, alimentação e higienização) para população em situação de rua por período de até 90 dias.

O Fundo Social também continua com a Campanha do Agasalho que visa arrecadar roupas, casacos e cobertas para as pessoas necessitadas. As doações podem ser realizadas na prefeitura, mercado Colina e Colina Sul, mercado Frade e mercado Rosalina.

Em São Sebastião, as ações se concentram na Igreja Matriz, no Centro, onde a população vulnerável pode ser acolhida. A Prefeitura busca doações de cobertores, agasalhos e colchões. Que quiser contribuir, pode deixar os itens na igreja, postos de saúde ou nas tendas da Defesa Civil (Avenida Odisseu, Canto do Mar, e na Avenida Walkir Vergani, próximo do mastro da bandeira).

Mau tempo

Institutos de meteorologia, Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado alertam para chegada de uma massa de ar polar, entre quinta-feira (29) e domingo (1º) que vai derrubar as temperaturas na região, com a mínima ficando abaixo de 7 graus. No Vale do Paraíba, a mínima pode chegar a 1 grau na quinta, com condições de geada. Há ainda aviso de mar grosso com ondas que podem variar de 3 a 5 metros de altura e ventos de direção Oeste a Sudeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós).

Esta virada no tempo é apontada pelos pesquisadores como a mais intensa desse ano.

Pelo menos 50 pessoas em situação de rua devem ser acolhidas em Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *