A Prefeitura de Caraguatatuba está em processo de estudo para contratação de 30 a 35 novos radares para controlar a velocidade dos veículos que transitam no perímetro urbano do município.
Uma lombada eletrônica foi instalada, nesta quinta-feira (17) na Avenida Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), para teste pelos próximos dias. A intenção é verificar se atende às condições da licitação em andamento por meio de amostragem de funcionabilidade.
Esse tipo de equipamento verifica a velocidade dos veículos, com visualização em display, e fotografa a placa. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgetti, o teste serve para identificar a qualidade, a sensibilidade da lombada eletrônica.
O teste é realizado pela empresa DCT, que ficou em primeiro no processo licitatório e a análise será feita até o dia 30 de junho. Caso tudo ocorra conforme o material apresentado, a prefeitura poderá assinar o contrato, tendo a empresa mais 45 dias para instalar os demais radares pela cidade.
Tipos de radares
Devem ser instalados Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV), Controladores Eletrônicos Misto (CEM), com radar e avanço de sinal, e Redutores Eletrônicos de Velocidade (VER), as lombadas eletrônicas.