Mortes por Covid crescem 65% em São Sebastião

Covid – Assim como no País, abril também foi o mês mais letal da pandemia em São Sebastião. Foram 38 óbitos registrados, 15 a mais do que março – crescimento de 65%. Pela primeira vez a cidade teve um mês com média superior a uma morte por dia.

O número de vítimas de Covid nos quatro primeiros meses do ano (80) já é maior que o total de óbitos do ano passado (62). Ao todo, 142 pessoas perderam a vida em São Sebastião, sendo 136 moradores locais.

covid

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes na cidade é de 150,56 – menor que a de Caraguá (263,39), e superior a de Ubatuba (109,99) e de Ilhabela (95,52).

Na comparação com março, os dados de abril mostram que a letalidade atingiu faixas etárias mais jovens e abrangeu mais bairros. No último mês foram oito vítimas com menos de 60 anos (em março foram duas). Em abril, 20 bairros apareceram como local de moradia das vítimas (no mês anterior foram 14 bairros).

O Nova Imprensa também apurou que 21 mortes (mais da metade do total no mês) ocorreram em hospitais de outras cidades – Caraguatatuba, São José dos Campos e São Paulo.

Apesar do avanço da doença e do recorde de óbitos, o prefeito Felipe Augusto enalteceu as ações de seu governo no enfrentamento à Covid. “Temos números positivos desde o início da pandemia”, disse ele, em sua última live.

O prefeito também acredita que, “nesse momento, houve uma desaceleração”. O boletim deste sábado (1), no entanto, mostra que abril terminou com praticamente o mesmo número de internações do início do mês. Em 1º de abril havia 30 pacientes internados no hospital municipal, sendo 8 na UTI. Ao final do mês eram 32 pacientes, e também 8 na UTI.

NOTA

Diferentemente de outras cidades, a Prefeitura de São Sebastião não divulga gráficos, estatísticas e tabelas com dados pormenorizados dos casos. Qualquer levantamento sobre a evolução da pandemia na cidade depende de iniciativas individuais, como a desta reportagem, com base nos poucos dados disponíveis.

Em abril, o levantamento foi prejudicado porque a Prefeitura deixou de divulgar o sexo de quatro vítimas; a idade de uma; e o sexo e a idade de outras duas.

Confira abaixo o número de vítimas de Covid por bairro em abril.

Enseada – 3

Morro do Abrigo – 3

Boiçucanga – 3

Maresias – 3

Itatinga – 3

Olaria – 2

Barequeçaba – 2

Portal do Olaria – 2

Cambury – 2

Jaraguá – 2

Juquehy – 2

Barra do Sahy – 2

Pontal da Cruz – 2

Canto do Mar – 1

Cigarras – 1

Vila Amélia – 1

Topolandia – 1

Toque Toque Pequeno – 1

São Francisco – 1

Barra do Una – 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *