São Sebastião fica para trás em ranking de vacinação contra Covid-19

Passados 90 dias da campanha de imunização contra Covid-19, São Sebastião vacinou 8.282 pessoas com ao menos uma dose. A segunda dose foi aplicada em 5.087 pessoas – 5,63% da população. A quantidade representa 9,17% da população, o que coloca a cidade na 601ª posição entre as 645 do Estado no ranking proporcional e atrás de todas as cidades do Litoral Norte. Caraguatatuba está em primeiro na corrida regional, com 11% dos cidadãos imunizados.

Já no ranking de aplicação das doses recebidas, São Sebastião aparece numa colocação intermediária, na posição 302. O município aplicou 94,16% das doses que recebeu.

O secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, chamou de “fajuto” o ranking de população vacinada. Para ele, São Sebastião está nas últimas posições porque possui população mais jovem que outras cidades. Consequentemente, segundo ele, o município recebeu menos doses para vacinar grupos prioritários. O secretário espera subir no ranking, conforme a campanha for avançando.

Quanto à aplicação das doses recebidas, Reinaldinho disse que os números estão desatualizados. Ele reconhece que os dados deveriam ser informados no mesmo dia da aplicação, mas alega que os responsáveis das unidades “têm outros afazeres essenciais”.

As 1 mil doses recebidas segunda-feira (19) serão aplicadas somente na quinta (22). O secretário diz que precisa ter um intervalo para organização e comunicação. Perguntado sobre o motivo de suspender a campanha aos finais de semana e feriados, Reinaldinho alega “questão econômica”.

De acordo com o cronograma do Estado, idosos de 65 e 66 anos seriam vacinados nesta quarta-feira (21) e os de 64, na sexta. Até o momento, a Prefeitura agendou aplicação apenas para 66 anos ou mais, na quinta.

O cadastro para doses remanescentes contra a Covid-19 (que sobram dos frascos), feito em diversas cidades desde fevereiro, também foi aberto em São Sebastião na última semana. Cerca de 3 mil pessoas se cadastraram, mas, segundo o secretário, teve “pouquíssima” sobra. Reinaldinho conta que a prioridade no cadastro leva em conta a idade do interessado e a localização da unidade onde teve a dose remanescente.

Os dados e rankings de vacinação contra a Covid-19 podem ser acessados no site www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

Percentuais de vacinação contra a Covid-19 nas cidades do Litoral Norte, até esta quarta-feira (21)

População vacinada
Caraguá – 11,10%
Ilhabela – 10,92%
Ubatuba – 10,60%
São Sebastião – 9,17%

Aplicação de doses recebidas
Ilhabela – 98,70%
São Sebastião – 94,16%
Ubatuba – 81,53%
Caraguá – 78,41%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *