Na tarde desta sexta-feira (9), 40 pessoas foram flagradas pela Polícia Ambiental desmatando uma área de preservação para invasão e loteamento, no bairro Pegorelly, região sul de Caraguatatuba. Ao todo, foram destruídos 5.550 m² e cinco foram presos.
Segundo os policiais, que chegaram ao local após denúncia, a motivação do grupo seria posteriormente invadir e parcelar de solo, mesmo sem a devida posse.
Das 40 pessoas que lá estavam, a maior parte fugiu pela mata ao perceber a chegada das equipes. Cinco autores diretos foram abordados, dois deles tinham passagem criminal por crime de roubo, furto e posse ilegal de armas.
Eles foram presos e autuados com multa no total de R$12.530. O grupo ainda deve responder pelo crime praticado no artigo 38-A da lei federal de crimes ambientais 9.605/98.
Ocupação no Pegorelly
A equipe verificou que o bairro Pegorelly é alvo constante de ocupação “através de invasões e parcelamento irregular do solo, resultando na prática de destruição de vegetação nativa sem autorização”, segundo a Ambiental.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3886-2200.