Tubarão-azul de 2,7 metros é encontrado morto na Praia Dura

Espécie é muito capturada para consumo da carne e pode sofrer ameaça de extinção.

0
902
tubarão
Animal foi encontrado por banhistas na sexta-feira (Fotos: Instituto Argonauta/ Divulgação)
- Publicidade -

Um tubarão-azul (Prionace glauca) macho, de 2,70 metros e 55 quilos, foi encontrado morto na Praia Dura, em Ubatuba, nessa sexta-feira (5). Popularmente conhecido como cação-azul, focinhudo e mole-mole, o animal foi encontrado já sem vida por banhistas,

- Publicidade -

O Instituto Argounauta foi acionado e recolheu o corpo do animal. Segundo os pesquisadores, trata-se de um adulto, em avançado estado de decomposição, o que dificultou os resultados de exames para descobrir a causa da morte. Na necropsia não foi constatada nenhuma interação com pesca ou lixo.

Tubarão-azul

De acordo com os biólogos, do Instituto Argonauta, a aparição deste tipo de tubarão no litoral não é comum, por se tratar de uma espécie oceânica. “São predadores de topo de cadeia alimentar, muito importantes para o equlibrio do ecossistema marinho”.

O tubarão-azul costuma ser capturado com frequência nos espinhéis de atum e figura como espécie “quase ameaçada” devido a grande captura para o comércio de carne de cação. “Provavelmente será incluída numa das categorias de ameaça (‘Criticamente em Perigo’ , ‘Em Perigo’ ou ‘Vulnerável’) num futuro próximo”.

- Publicidade -

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui