Testagem em massa atrai cerca de 1.700 pessoas em São Sebastião

Na semana em que foi reforçado o apelo do “fique em casa”, a testagem em massa da Prefeitura de São Sebastião atraiu cerca de 1.700 pessoas em dois dias de aplicação. O método é indicado para detectar anticorpos do coronavírus, e foi realizado quarta-feira (17) no Canto do Mar, e nesta quinta (18) em Boiçucanga.

Quem testou positivo, preencheu um formulário para informar eventuais sintomas e comorbidades. Dependendo do caso, a pessoa era encaminhada para uma médica, que emitia um atestado válido para afastamento do trabalho, e avaliava a necessidade de outros exames.

No verso do formulário há um termo de responsabilidade para uso de hidroxicloroquina, que foi receitada aos sintomáticos testados no Canto do Mar. Já a médica que atendeu em Boiçucanga optou por não receitar o medicamento.

Em ambos os bairros houve aglomerações para as testagens. No Canto do Mar, a Prefeitura chegou a ameaçar encerrar a testagem, e a polícia foi chamada para conter o tumulto. Em Boiçucanga, a fila foi maior nas primeiras duas horas. “Se não está com Covid, acaba pegando aqui”, disse uma mulher, que desistiu de encarar a fila.

Além das pessoas interessadas nos testes rápidos, clientes dos mercados onde a testagem foi realizada, aumentaram a circulação de pessoas.

Distanciamento na testagem

O secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, que acompanhou a ação, diz que as pessoas foram orientadas a manter distanciamento, mas muitas não colaboravam. Ele ressaltou que o objetivo é isolar as pessoas que, segundo ele, estão transmitindo o vírus.

A vacinação, que havia sido anunciada para esta quinta-feira, ficou para sexta (19). Segundo o comunicado da Prefeitura, serão vacinados idosos de 72 a 79 anos, a partir das 9h. Os locais são: quadra esportiva da Vila Amélia, UBS da Enseada e unidades básicas de saúde da Costa Sul. Não foi informada a quantidade de doses disponíveis para cada local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *