Novo cacique é nomeado na Aldeia Boa Vista de Ubatuba

O novo cacique da aldeia Guarani da Boa Vista, localizada no bairro Prumirim, em Ubatuba, foi nomeado nesta quarta-feira (17). Na cerimônia, o cacique Altino Wera Mirim fez a passagem de cargo para seu filho, Marcos Tupã. Altino passa a ser conselheiro da aldeia, enquanto Tupã assumirá as tratativas externas. Atualmente, o local conta com 60 famílias.

Ritual do cacique

O ritual de transferência de cocar aconteceu na casa de reza da aldeia e contou com a apresentação do coral das crianças entoando canções tradicionais. Em seguida, ambos – Altino e Tupã – comentaram um pouco sobre a trajetória de história e luta da aldeia, bem como reforçaram as necessidades atuais da comunidade.

De acordo com Tupã, a cerimônia é um momento que marca a história da aldeia. Ele agradeceu a presença de todos e destacou que acompanhou toda a luta do pai na consolidação e nas conquistas do que eles têm hoje.

“Conheço um pouco da questão indígena, especialmente daqui e das coisas que meu pai conquistou junto com a comunidade, como a ascola, o posto de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Ano passado, após as comemorações dos 50 anos da Aldeia, eu estive em uma intervenção em Santa Catarina, ajudando uma aldeia. Agora estou retornando para minha aldeia e meu pai fez o convite para que a partir desta data eu assuma”, explicou Tupã.

Ele ainda comentou que está ciente do tamanho dos desafios e das responsabilidades de um cacique, pois “além da questão cultural do nosso povo, também há a questão social interna e o desenvolvimento principalmente de onde vivemos. Existe uma melhoria na aldeia que precisa ser conquistada e vamos trabalhar junto com a comunidade”, afirmou o novo cacique.

Trajetória

Altino relembrou a época desde a formação da aldeia e a demarcação do território em Ubatuba, comentando as dificuldades que enfrentaram na década de 70.

“Foi muito difícil e foi muita luta. Fomos para Brasília muitas vezes. Começamos praticamente do zero e não tínhamos reconhecimento do município e do governo do Estado. Fazendo muitas reuniões, fomos nos mobilizando. Eu não estudei, foi muito difícil, mas pela força de “Nhanderú” (Deus) chegamos até aqui”, disse.

“No momento, estou passando o cargo para o meu filho. Desde pequeno eu o levei comigo e ele acompanhou minha luta. Ficarei como conselheiro”, acrescentou.

Poder Público

Representando a prefeita Flavia Pascoal, que não pôde comparecer à cerimônia, o secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau, agradeceu a oportunidade e comentou sobre a emoção e gratidão de participar em um momento tão importante. “Gostaria de dizer que recebemos as reivindicações da tribo e para nós essa aproximação foi essencial. Teremos reunião do secretariado e vamos compartilhar a importância de todos nos unirmos e trazer, o mais rápido possível, as soluções das quais vocês precisam”, destacou.

Ele ainda fez o convite para que haja um representante da tribo no Conselho Municipal de Turismo (CMT), inicialmente, como convidado e, posteriormente, existe o desejo da criação de uma cadeira para os indígenas.

Segundo o secretário, o conselho permite “direcionar e pensar projetos para a tribo e a região”. Ao final, Morau parabenizou Tupã por assumir um cargo de cacique tão importante e reforçou o compromisso da Prefeitura com a comunidade indígena. “Mesmo com as limitações nesse momento inicial, a Prefeitura vai se empenhar em trazer conforto e mais recursos possíveis para cá”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *