Procon de Caraguatatuba realiza mutirão online de renegociação de dívidas

Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Caraguatatuba participa do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” que será realizado entre os dias 15 e 31 de março de 2021. O atendimento será exclusivamente pela internet, na plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

A ação ocorre juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o objetivo é o reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, explica que acionou a ProconsBrasil que programou com a Febraban a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Moreira destacou a importância de fazer essa ação de forma online. “A experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco desse mutirão”.

Para participar do mutirão online, o consumidor deve fazer seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br onde receberá um login e senha. Ele deve fazer um relato do seu problema e informando que que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Mutirão será realizado a partir desta segunda-feira de forma online (Foto: PMC/Divulgação
Mutirão será realizado a partir desta segunda-feira de forma online (Foto: PMC/Divulgação)

“No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes”, reforça o diretor do Procon de Caraguatatuba, acrescentando que o consumidor deve informar no seu relato que participa do mutirão com a hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

A Semana de Conciliação e Negociação de Dívidas promovida pelo Procon da Prefeitura de Caraguatatuba entre os dias 22 e 24 de outubro de 2020 teve mais de R$ 500 mil em acordos.  Ao todo, cerca de 200 clientes endividados foram atendidas e tiveram a oportunidade de limpar o nome e recuperar o crédito no período.

Serviço

Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

Período: 15/03 até 31/03

Onde: site www.consumidor.gov.br

Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

Contato: Procon de Caraguatatuba.

Telefones: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *