Prefeitos do Litoral Norte enfrentam governador e liberam comércios

As quatro cidades do Litoral Norte decidiram descumprir as regras impostas pelo Governo do Estado, que restringe atividades classificadas como não essenciais. De acordo com o Plano São Paulo, a região deveria seguir na fase vermelha, pelo menos até o próximo domingo (7), mas os municípios liberaram os comércios e aderiram a fase laranja.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que até então alegava obedecer ordens, anunciou a liberação, nesta quarta-feira (3), para restaurantes, bares, adegas, ambulantes e marinas. O decreto ainda não foi publicado.

Felipe admitiu que o contágio cresceu na cidade, mas diz que “não provocou alta no número de internados”. Segundo o último boletim, 16 pacientes estavam na UTI respiratória, o que representa 80% de ocupação. Cinco deles estavam intubados.

O prefeito lembrou ainda o início da vacinação como argumento, embora a campanha tenha alcançado somente parte dos funcionários da Saúde, indígenas e 26 idosos do asilo da cidade.

As atividades liberadas nesta quarta-feira se juntam aos salões de beleza e escritórios de advocacia, que já haviam sido autorizados pela Prefeitura no dia 27, também contrariando o Plano São Paulo.

Em Caraguatatuba, o novo decreto entrou em vigor na noite desta terça-feira (2) e incluiu mais atividades: academias, lojas, autoescolas, entre outras.

Em Ilhabela ainda não tinha decreto até a manhã desta quarta-feira, mas o prefeito Antônio Colucci diz que vai seguir as regras da fase laranja. Ao jornal Tribuna do Povo, Colucci contou que a decisão foi tomada na tarde de ontem, numa reunião entre os prefeitos da região. “Nós vamos partir pra cima. Vamos colocar o Litoral Norte por nossa conta na fase laranja”, desafiou ele.

Ubatuba também seguiu a decisão regional do Litoral Norte, mas não emitiu decreto oficializando os temas até o momento.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado diz que as restrições visam “conter o avanço de casos, de internações e de mortes causadas pelo coronavírus”. “Salvar vidas depende, agora, da responsabilidade de todos os órgãos e agentes públicos. Sendo assim, não será aceito qualquer tipo de desobediência à reclassificação, sobretudo por parte de regiões que apresentam índices preocupantes face à pandemia”, avisa o comunicado.

Balanço Litoral Norte e Estado

O Litoral Norte registra 22.157 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 311 mortes. No Estado, o número de testes positivados chegam a 1,8 milhão e os óbitos somam 53.455. As vítimas fatais da Covid-19 bateram o recorde do ano, nesta terça-feira, com 365 mortes em apenas 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *