Famílias são realocadas e cidade recebe reparos após chuva em Ilhabela

Após as fortes chuvas que atingiram Ilhabela na noite do domingo (21), quatro famílias ficaram desalojadas por risco nos imóveis. Duas delas foram realocadas no Núcleo de Assistência Social do Itaquanduba e duas na Casa de Amparo Social ao Idoso, na Barra Velha.

Paralelamente, a Prefeitura segue com a execução dos serviços de limpeza dos locais mais atingidos. As vias entre os bairros da Água Branca e Reino já estão com o tráfego liberado.

O asfalto foi destruído pela força da água na região e uma rua chegou a ser interditada por conta dos buracos, lama e deslocamento de bloquetes que impediram a passagem de veículos. A enxurrada arrastou veículos, inclusive um ônibus da viação Fênix. Não houve vítimas fatais.

A estrada de Castelhanos também sofre com quedas de árvores e segue bloqueada, impedindo o acesso de moradores e turistas.

Previsão de mais chuva

As chuvas atingiram cerca de 126 milímetros no arquipélago, quatro vezes mais do que o volume previsto, e a previsão é que as tempestades intensas continuem no Litoral Norte até sexta-feira (26). A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta vermelho para a região.

A situação exige estado de atenção, especialmente em áreas de risco, por conta da possibilidade de deslizamento de terra. A Defesa Civil pede atenção para sinais, como rachaduras novas em paredes, inclinação de cercas, muros, postes e árvores, aparecimento de água e protuberância na base de encostas e sons incomuns, como árvores quebrando, que também indicam movimento de terreno.

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar 199 ou 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *