Estado pede endurecimento das ações contra pandemia no Litoral Norte

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participou de reunião com prefeitos e autoridades de saúde de Caraguatatuba e Ubatuba e pediu o endurecimento das ações contra pandemia. Foi orientado que os municípios ampliem os testes junto a população, além do reforço de medidas, como rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.

A videoconferencia aconteceu nesta terça-feira (1º) junto a 62 cidades que tiveram registro de elevação nos casos e internações por Covid-19. Os municípios em atenção apresentam ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

No Estado, o crescimento foi de 12% no número de óbitos e 7% no número de internações no período. Com o cenário de retorno da doença, o governo determinou, na última segunda-feira (30), o recuo para a fase amarela do Plano São Paulo para todas as regiões. Segundo o boletim da secretaria estadual de Saúde, SP chegou a marca de 42.290 mortes pela doença. Além disso, mais de 1,2 milhão de pessoas já foram infectadas pelo coronavírus.

“Em nome da preservação da vida, vamos precisar muito da cooperação de todos assim como já obtivemos ao longo dos meses, mas especialmente neste final do ano. Reconhecemos que as pessoas estão cansadas dado o longo período dessa pandemia. Mas, até a chegada da imunização com as vacinas, não temos outra arma senão a proteção com máscaras, uso de álcool em gel e higienização das mãos, com distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas”, declarou Doria.

O Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, explicou aos prefeitos que a ampliação das taxas de testagem é uma arma para monitoramento e controle da pandemia. Diagnósticos positivos precisam ser acompanhados de rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente, mesmo que estejam assintomáticas.

“Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população”, disse Gorinchteyn.

Em outra frente, o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados.

Apoio do Estado

No encontro, o governo de São Paulo prometeu garantir apoio da Vigilância Sanitária Estadual e da Polícia Militar para as ações municipais na região do Litoral Norte, principalmente em ações noturnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *