Sítio de caça é encontrado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar

Um rancho de caça foi flagrado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESMAR), em Caraguatatuba, neste domingo (25). No local, a Polícia Ambiental encontrou diversas armadilhas, uma espingarda de chumbo, dois facões e um canhão para captura de animais silvestres.

Em um barraco de madeira que abrigava os objetos havia os dizeres “Proteja a flora e a fauna” na parede. O proprietário era um homem de 59 anos que recebeu a equipe de fiscalização e foi preso em flagrante por crime ambiental.

trepeiros usados na caçaSegundo o sargento Domingos, da Polícia Ambiental, havia diversos “trepeiros”, um dispositivo onde o caçador coloca alimento para o bicho (ceva) no chão e sobe em uma árvore, à espera. Quando a vítima aparece para se alimentar, ele a abate.

Ainda de acordo com a Ambiental, o canhãozinho encontrado é utilizado para abater animais da fauna terrestre. “O caçador possuía a espingarda para abater pássaros e o canhãozinho para vitimar pacas, tatus, cotias, entre outros”, informou.

O suspeito confessou não possuir autorização para estar na área do Parque, nem para o porte das armas e petrechos.

Caça – crime ambiental

O homem recebeu voz de prisão, o material foi apreendido e ele responderá pelo crime ambiental em liberdade. Na esfera administrativa foram confeccionados autos de infrações ambientais com base no artigo 69 “por causar dano à unidade de conservação ” e 70 por “penetrar em unidade de conservação conduzindo substâncias ou instrumentos próprios para caça, pesca ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais e minerais, sem licença da autoridade competente, quando esta for exigível”, ambos prescritos na Resolução 48/2014 da Secretaria do Meio Ambiente .

O valor da multa que será aplicada ainda depende do laudo técnico do gestor da Unidade de Conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *