Sítio de caça é encontrado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar

O caçador possuía a espingarda para abater pássaros e o canhãozinho para vitimar pacas, tatus, cotias, entre outros

0
320
Petrechos de caça encontrados no PESMAR (Foto: PM/Divulgação)
Petrechos de caça encontrados no PESMAR (Foto: PM/Divulgação)
- Publicidade -

Um rancho de caça foi flagrado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESMAR), em Caraguatatuba, neste domingo (25). No local, a Polícia Ambiental encontrou diversas armadilhas, uma espingarda de chumbo, dois facões e um canhão para captura de animais silvestres.

- Publicidade -

Em um barraco de madeira que abrigava os objetos havia os dizeres “Proteja a flora e a fauna” na parede. O proprietário era um homem de 59 anos que recebeu a equipe de fiscalização e foi preso em flagrante por crime ambiental.

trepeiros usados na caçaSegundo o sargento Domingos, da Polícia Ambiental, havia diversos “trepeiros”, um dispositivo onde o caçador coloca alimento para o bicho (ceva) no chão e sobe em uma árvore, à espera. Quando a vítima aparece para se alimentar, ele a abate.

Ainda de acordo com a Ambiental, o canhãozinho encontrado é utilizado para abater animais da fauna terrestre. “O caçador possuía a espingarda para abater pássaros e o canhãozinho para vitimar pacas, tatus, cotias, entre outros”, informou.

O suspeito confessou não possuir autorização para estar na área do Parque, nem para o porte das armas e petrechos.

Caça – crime ambiental

O homem recebeu voz de prisão, o material foi apreendido e ele responderá pelo crime ambiental em liberdade. Na esfera administrativa foram confeccionados autos de infrações ambientais com base no artigo 69 “por causar dano à unidade de conservação ” e 70 por “penetrar em unidade de conservação conduzindo substâncias ou instrumentos próprios para caça, pesca ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais e minerais, sem licença da autoridade competente, quando esta for exigível”, ambos prescritos na Resolução 48/2014 da Secretaria do Meio Ambiente .

O valor da multa que será aplicada ainda depende do laudo técnico do gestor da Unidade de Conservação.

- Publicidade -

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui