Pássaros vítimas de maus tratos são apreendidos em torneio irregular de canto

Três pássaros vítimas de maus tratos, além de outros cinco, foram apreendidos em torneio irregular de canto, neste sábado (24), em Caraguatatuba.

A Polícia Militar Ambiental chegou ao local, no bairro Poiares, região central da cidade, graças a uma denúncia anônima. No local, os policiais perceberam grande movimentação de pessoas e aves. Um morador autorizou a entrada da equipe.

Pássaro resgatado de torneio irregular de canto (Foto: PM/Divulgação)
Foto: PM/Divulgação

Quando as pessoas viram os policiais, mostraram desconforto e começaram a correr e ocultar as aves para que não fossem encontradas. A equipe encontrou três pássaros escondidos dentro de uma gaveta do guarda-roupas, um enrolado em uma camisa e outro dentro de uma meia.

A forma como as aves foram encontrados caracteriza maus tratos a animal, pois nestas condições os pássaros poderiam morrer.

Foram apreendidas oito aves, sendo sete trinca-ferro e um canário da terra, todas com anilhas, porém com suspeita de adulteração.

Infração e multa

Os oito homens que estavam na casa foram autuados por infração ambiental pelo torneio irregular de canto de pássaros, com base no artigo 73 da resolução da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) 48/14:  “Obstar ou dificultar a ação do Poder Público, no exercício de atividades de fiscalização ambiental”.

Os donos dos pássaros em situação de maus tratos foram autuados ainda pela prática do crime previsto no artigo 29 da Resolução da SMA 48/14:  “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, e multados em R$ 13 mil.

Os pássaros aprendidos serão encaminhados para o IBAMA, para verificação de possível adulteração de anilha. Caso se confirme, os proprietários responderão também criminalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *