Mais uma baleia jubarte é encontrada morta em São Sebastião

Uma baleia jubarte, de 8,5 metros, foi encontrada morta em Boracéia, costa sul de São Sebastião, na tarde desta quarta-feira (2). O animal juvenil estava em avançado estado de decomposição e foi enterrado na praia com uma escavadeira da prefeitura.

Baleia

De acordo com o Instituto Argonauta, que atendeu a ocorrência, a baleia tinha marcas de predação em sua carcaça, possivelmente de tubarão-charuto. A equipe da Unidade de Estabilização isolou a área para realizar a necropsia e coletar amostras do animal para DNA. A causa da morte não pôde ser detectada e será investigada através dos exames complementares.

Esse é o segundo animal da espécie localizado em óbito na região em apenas dois dias. Na segunda-feira (31), outra jubarte filhote, com cerca de 7 metros, foi localizada morta na praia de Juquehy, no mesmo município, por um turista que navegava de jet-ski no local.

Baleia jubarte

As jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas. Por isso é comum avistar a espécie no Litoral Norte – um dos caminhos da sua longa trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *