Jovem se acidenta na costeira e é resgatado pelo GBMar em Ilhabela

Um jovem de 15 anos foi resgatado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), após se acidentar na costeira do Borrifos, na região sul de Ilhabela, nesta segunda-feira (17). O turista, da cidade de São Paulo, estava tirando fotos nas pedras quando foi derrubado por uma onda e lançado ao mar.

Quando a equipe chegou ao local do acidente de lancha, por volta das 17h, a vítima estava agarrada às pedras e apresentava hipotermia (frio) e sinais de afogamento (grau 3, numa escala que vai até 6).

Região onde ocorreu o acidente
Região onde ocorreu o acidente (Imagem: GBmar)

Os guarda-vidas entraram na água e conseguiram resgatar o rapaz. Ele recebeu os primeiros atendimentos a caminho da balsa, onde foi transferido para o Samu e levado ao Hospital Municipal Mário Covas. Agora, o jovem está fora de perigo.

Dicas de segurança do GBmar

O comandante do GBMar no Litoral Norte, capitão João Batista Rapaci, informa que o ideal é evitar fazer fotos em locais sem cordão de segurança, bem como caminhar pela costeira e pelas pedras. “Elas são escorregadias normalmente, imagine em dias chuvosos como hoje. O risco de um escorregão e uma queda é muito grande”.

“Se houver queda na água, jogue um objeto flutuante para a vítima o mais rápido possível, podendo ser até mesmo uma bola, uma caixa de isopor, uma garrafa PET vazia fechada, em caso de não haver boia”, finaliza o capitão do Gbmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *