Estado libera novos leitos com respiradores no HR

O Hospital Regional do Litoral Norte (HR) colocou em funcionamento mais seis leitos de UTI com respiradores para atender pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Até semana passada, a unidade hospitalar operava com 14 leitos de UTI e 10 da Enfermaria. Agora são 20 leitos de UTI.

A medida atende cobrança feita pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior,  que enviou ofício ao governdo do Estado solicitando o aumento do número de leitos do HR.

O Hospital Regional tem capacidade para funcionar com 40 leitos. A unidade hospitalar vem servindo de retaguarda para todos os hospitais da região, entre eles, a Casa de Saúde Stella Maris. Neste momento, seu uso está restrito para atendimentos da Covid-19.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, Caraguatatuba vem investindo na compra de diversos equipamentos, criando leitos, estruturas e capacitando os profissionais de saúde.

“Também realizamos uma série de ações junto à fiscalização de comércios, higienização de ruas e pontos de ônibus, bem como uma ampla campanha de conscientização da população sobre o contágio”.

Prefeito Aguilar Junior em vista ao HR (Foto: Divulgação/PMC)
Prefeito Aguilar Junior em vista ao HR (Foto: Divulgação/PMC)

“No âmbito municipal temos feito nosso trabalho e esperamos que o Estado também realize esse investimento em equipamentos de saúde, pois isso dá mais segurança para o sistema de saúde e para toda a população”, ressaltou Aguilar Junior.

Mais leitos

Desde o início da quarentena, a Prefeitura de Caraguatatuba criou um plano de contingência visando ampliar o atendimento no sistema de saúde do município. Para a 1ª fase, foram criados sete novos leitos de UTI e 32 de isolamento na Casa de Saúde Stella Maris, todos exclusivos para pacientes com suspeita da Covid-19.

Para 2ª fase, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Central, foi isolada para atendimento exclusivo de síndromes respiratórias, onde também foram implantados 12 leitos de UTI com respiradores e 80 de isolamento para atendimento de pacientes com suspeita da Covid-19, já disponíveis para uso conforme necessidade.

Além disso, também faz parte do plano a implantação de mais 20 de isolamento exclusivos para Covid-19 na UPA Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *