Estrutura hospitalar criada em Caraguatatuba fica para população após pandemia

Ao contrário de muitas cidades do Brasil que utilizaram hospitais de campanha para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) – que após a pandemia serão desativados, a Prefeitura de Caraguatatuba optou em adaptar a sua estrutura hospitalar (remanejando secretarias e ampliando espaços) para que os leitos e respiradores adquiridos fiquem também a disposição da população após a pandemia.

As ações fazem parte do Plano de Contingência da Saúde criado no início de março por determinação do prefeito Aguilar Junior.

A primeira fase do plano foi imediata criação/adaptação de 39 leitos exclusivos para o combate à Covid-19 dentro da Casa de Saúde Stella Maris.

São sete leitos de UTI com respiradores, 20 leitos de Enfermaria Adulto e 12 leitos de Enfermaria Pediátrica. Esses leitos já estão em funcionamento desde março.

Município optou pela estrutura e não criou hospital de campanha como em outras cidades (Foto: Divulgação/PMC)
Município optou pela estrutura e não criou hospital de campanha como em outras cidades (Foto: Divulgação/PMC)

Recentemente, o prefeito Aguilar Junior colocou em funcionamento a 2ª fase do Plano de Contingência da Saúde, com a liberação de leitos na UPA Centro, que foi totalmente reformada e adaptada para atender, neste momento, pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e ainda àqueles com síndromes gripais.

São 80 leitos (entre Enfermaria e Observação) e 12 respiradores para os casos de emergência.

A ideia é que esses leitos sejam usados para monitorar e estabilizar pacientes para que sejam transferidos para a Casa de Saúde Stella Maris ou Hospital Regional somente em casos de extrema gravidade.

Paralelo a isso, já estão em funcionamento na cidade e serve como retaguarda da cidade mais 20 leitos de UTI com respiradores e 10 leitos de Enfermaria dentro do Hospital Regional de Caraguatatuba, que neste momento atende pacientes com suspeita ou confirmados de Covid-19.

“Montamos essa estrutura hospitalar e espero que não haja necessidade de usarmos. Mas se precisarmos, todos os equipamentos estarão prontos para salvar vidas”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Segundo ele, o Plano de Contingência foi pensando para que houvesse economia e que a estrutura pudesse ficar à disposição da cidade após a pandemia. “Por isso pensamos na criação de leitos na estrutura já existente da UPA Centro e fizemos as adaptações na Santa Casa”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *