Três homens que se perderam no Pico do Corcovado, em Ubatuba, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (1°). A operação teve apoio de índios Tupi Guarani da aldeia Renascer, localizada dentro da área de preservação onde as vítimas estavam, e que conhecem os caminhos da região.
Dois turistas da cidade de São Paulo e um morador local se perderam em uma área de mata fechada, na quinta-feira (30), enquanto exploravam trilhas locais. Lebrando que o acesso a trilhas, cachoeiras e praias está proibido no Litoral Norte por decreto, com objetivo de conter o avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).
Segundo os bombeiros, as busca iniciaram na noite do desaparecimento e foram feitas na maior parte do tempo no escuro, em meio a mata fechada, entre trilhas íngrimes, escorregadias e paredões de rocha. No dia seguinte, por volta das 11h, o grupo foi localizado.
Eles estão em bom estado de saúde e dispensaram o atendimento hospitalar, após a avaliação da equipe de bombeiros.
“Todos que buscam o esporte de aventura, devem avisar a família e amigos do percurso pretendido e horário de retono, além de encontrar um guia local para acompanhar o passeio. Também é importante levar água, alimentação, um bom tênis, roupas frescas e de frio, repelente, protetor solar, lanterna e o celular deve estar bem carregado. Deve-se evitar caminhar a noite e na beira de encostas”, alerta a equipe dos bombeiros.
E casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.