Aguilar Junior apresenta respiradores e novos leitos para Covid-19

Prefeitura anunciou ainda aquisição de um tomógrafo computadorizado que será instalado até o final da semana na UPA Centro

1
102
Entrega de leitos e respiradores na UPA
Entrega de leitos e respiradores na UPA Centro, em Caraguatatuba

Aguilar Junior apresentou respiradores e novos leitos na UPA, durante visita técnica, na tarde desta segunda-feira (25), na Rua Maranhão, centro de Caraguatatuba. A estrutura é para ser utilizada por pacientes contaminado pelo coronavírus (Covid-19) e chega a 80 leitos.

- Publicidade -

Foram entregues 68 leitos e o prefeito informou que com o término das reformas no segundo andar da UPA Centro, onde funcionava a Secretaria da Saúde, outros 20 leitos serão instalados na UPA Sul.

Durante a visita, o prefeito, que estava acompanhado da primeira dama, de médicos, vereadores e da imprensa, informou que os leitos serão usados para monitorar e estabilizar pacientes, deixando somente os casos de extrema gravidade para a Casa de Saúde Stella Maris ou Hospital Regional.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, já foram adquiridos também mais 10

17 novos respiradores entregues nas UPAs de Caraguatatuba
17 novos respiradores entregues nas UPAs de Caraguatatuba

monitores multiparamétricos e a locação de outros cinco respiradores com monitor.

De um total de 17 respiradores, estarão assim distribuídos: 12 respiradores na UPA Covid-19 (Centro), três respiradores na UPA Sul e dois respiradores na UPA Norte, todos funcionando.

Tomógrafo para diagnóstico de Covid-19

Por outro lado, Aguilar Junior comemorou a aquisição de um tomógrafo computadorizado que será instalado até o final da semana na UPA Centro.

Com isso, o fluxo do paciente Covid-19 será o seguinte: pacientes com sintomas característicos da doença entram pela UPA Central, colhem exames (PCR ou pesquisa de anticorpos) e realizam tomografia computadorizada. Como o resultado do exame demora a sair, a ideia da administração é testar “em massa” pela tomografia.

Segundo o Ministério da Saúde, como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax (pulmões) tem desempenhado um importante papel principalmente na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial. Em pacientes com comprovação laboratorial para a Covid-19, as imagens de tomografia demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas para esta doença, conhecido como “pulmão de vidro fosco”.

Veja como funciona o respirador aqui.

Confusão na UPA

O prefeito cedeu entrevista coletiva após a visita técnica para prestação de contas. Ele falava sobre o investimento feito em reformas, no momento em que o vereador Denis Guerra pediu a palavra e afirmou que estava fiscalizando as obras há cinco dias e não haviam sido entregues.

Ele negou ter espalhado notícias falsas (fazendo alusão a vídeo que publicou em suas redes sociais).

O prefeito chamou sua atitude de irresponsável, sensacionalista e eleitoreira, por causar preocupação na população.

Carlinhos da Farmácia e Aguilar Júnior em coletiva de imprensa após visita técnica
Carlinhos da Farmácia e Aguilar Júnior em coletiva de imprensa após visita técnica

Em outro momento da coletiva de imprensa, o prefeito foi questionado pela fala do presidente da câmara de vereadores, Carlinhos da Farmácia. “Existir a pandemia, existe, não gosto é de sensacionalismo. Eu posso pegar também”. Ele minimizou a doença, mas afirmou que gosta da maneira como a prefeitura está fazendo seu papel.

O prefeito encerrou o assunto dizendo que existe respeito pelas opiniões e que do mesmo modo o legislativo tem se preocupado com a saúde pública.

Assista a entrevista na íntegra aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui