Porto Novo ganha obra em homenagem à cultura caiçara

A  Ponte do Porto Novo, em Caraguatatuba, sentido São Sebastião, aaa de ganhar uma obra em homenagem à comunidade pesqueira da região. A pintura é assinada pelo artista caiçara Edson Macedo da Costa, mais conhecido como Macedo. O projeto é financiado pela Sabesp co obetivo de coibir atos de vandalismo no local, além de trazer mais alegria para a comunidade.

O reservatório na Praça Isaías de Souza, alvo de constantes pichações, ganhou um colorido diferente nos muros e na torre, retratando a figura do pescador do rio Juqueriquerê, que tem da pesca a sua fonte de renda e alimento da família.

A arte, cujo tema é a história de Caraguatatuba, começou pelos muros externos, retratando o caiçara que vive à beira do rio, sua pesca, seus costumes e tradições. A antiga Vila de Caraguatatuba também ganhou uma linda homenagem e olhando para a “tela viva” ainda é possível reconhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, que ainda se mantém firme em sua fachada, na Praça Cândido Motta.

Conforme explicou o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Rogério de Almeida Veiga, a ideia foi presentear a comunidade. “Tivemos uma experiência inicial na estação elevatória de esgoto do Barranco Alto, onde retratamos o ciclo da água e as aves de nossa mata atlântica. O espaço nunca mais foi vandalizado porque a comunidade recebeu esse presente e cuidou com muito carinho. Para esse novo projeto da Sabesp existe uma parceria com os municípios e começamos por Caraguatatuba. Estamos alinhados com o poder público, que aprovou o projeto, e adotamos essa praça nos aproximando cada dia mais da comunidade”, destacou Veiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *