São Sebastião confirma 1° caso de coronavírus no Litoral Norte

O prefeito de São Sebastião acaba de confirmar o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município. O administrador informou em suas redes sociais, na noite deste sábado (21), que o paciente está isolado em casa, na Costa Sul, e está em boas condições de saúde. A cidade tem outros nove casos suspeitos, que seguem sob monitoração da prefeitura.

Hoje o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), que fica na região central, possui 15 leitos com respiradores. “Quinze serão entubados e o décimo sexto já entra na fila. Estamos tentando comprar novos equipamentos e a previsão é que cheguem na semana que vem, mas infelizmente o mundo todo também está. Estou muito triste de dar essa notícia, mas chegou. Se cuidem e evitem aglomerações”, delarou Felipe Augusto.

Esse é  primeiro caso confirmado oficialmente no Litoral Norte. Já as suspeitas saltaram mais de 900% na região, em pouco mais de uma semana. No dia 12 de março havia sete registros e neste sábado os números atingiram 78 nas quatro cidades. Ubatuba é o município com maior número de suspeitas, com 31 registros. Caraguatatuba tem 21 notificações, com um resultado negativo, e Ilhabela possui 17 pessoas com registro de suspeita.

Os municípios adotaram medidas de emergência e o governo do Estado de São Paulo entrou em situação de calamidade pública. Na noite de hoje, grupos de moradores bloqueiam a rodovia dos Tamoios e a Oswaldo Cruz para tentar impedir a chegada de turistas e possíveis novas contaminações, após a Justiça derrubar a liminar que havia proibido o acesso na sexta-feira (20).

Preocupação

Felipe Augusto mostrou preocupação com o movimento turístico na cidade e com eventos que insistem em acontecer. “O caso está na região sul, a que mais recebe turistas na cidade (…). Além disso, acabei de receber um vídeo de rolezinho acontecendo em Boiçucanga, burlando todas as recomendações e as autoridades já estão indo para lá. Isso é uma iresponsabilidade absurda. Esse vírus é extremamente competente no seu contágio, ele é muito rápido e infelizmente o coronavírus está em São Sebastião”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *