Comunidade impede entrada de turistas na praia do Bonete

Outras praias com acesso restrito também estão entrando em quarentena e suspendendo turismo na região

0
751
Bonete tem acesso restrito de atendimento médico (Foto: Nova Imprensa)

Um grupo de turistas que chegou a praia do Bonete, no sul de Ilhabela, foi impedido de desembarcar na comunidade, na manhã desta quarta-feira (18) por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um homem e tres mulheres de São Sebastião que chegaram de barco foram convidados a se retirar e, segundo moradores locais, eles respeitaram a decisão.

- Publicidade -

“Pediram para ele voltar por conta da nossa situação e ele entendeu o caso tranquilamente. Inclusive ele ainda andou pela praia para resolver um problema que teve no motor da embarcação”, contou uma moradora ao jornal Nova Imprensa.

A medida foi decidida em uma reunião realizada entre os moradores na tarde desta terça-feira (17) com o objetivo de impedir a propagação do vírus, já que a comunidade é isolada e possui um grande número de idosos, principal grupo de risco para a doença. Além disso, o acesso ao local é remoto e só pode ser feito pelo mar ou por uma trilha, a pé, de 16 Km, o que impacta diretamente na chegada de assistencia médica imediata.

A moradora local contou ainda que todos as pousadas, campings, bares e restaurantes estão fechados ao público por tempo indeterminado. Além disso, ficou decidido que os moradores também não vão sair do Bonete, a não ser em casos de emergencia. “Todos foram orientados a fazer suas compras para garantir estoque de alimentos e medicamentos e depois encerrar a circulação”, disse ela.

Castelhanos

Pouco depois da assembleia que decidiu pelo isolamento do Bonete, outras comunidades tradicionais seguiram os mesmos passos para impedir a proliferação do coronavírus. Em Castelhanos, na região leste da ilha, os caiçaras também optaram por encerrar os serviços turísticos e impedir a chegada de visitantes pela estrada ou pelo mar.

As associações Amor Castelhanos e Castelhanos Vive se uniram e pediram que a Fundação Florestal oriente os turistas na guarita de entrada da trilha para que não entrem no local.

 

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui