Litoral Norte promove capacitação sobre coronavírus para profissionais de Saúde

As cidade de Caraguatatuba e São Sebastião já iniciaram ações para combate e controle do coronavírus. As prefeituras estão realizando capacitações para os profissionais de sáude lidarem com possíveis casos.

O Estado de São Paulo tem 136 casos suspeitos da doença e um confirmado, de acordo com balanço divulgado na quinta-feira (27). O Litoral Norte não tem nenhuma suspeita até o momento.

O coronavírus faz parte de uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Caraguatatuba

Preocupada com as confirmações para o Covid-19, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove uma capacitação sobre a nova doença a profissionais da rede pública e particular de Saúde do município na próxima quarta-feira (4) no Auditório da Secretaria de Saúde.

O objetivo da ação é estabelecer entre os profissionais envolvidos o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão. Assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.

A apresentação será ministrada pela médica Érika Tessari Lanzillo, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba e será exclusiva a convidados da pasta.

Cerca de 30 profissionais participarão da capacitação, entre eles, coordenadores médicos da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Além disso, serão também convidados profissionais da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, São Camilo e responsáveis técnicos de laboratórios. Responsáveis pela limpeza de hospitais e clínicas do município também estarão presentes.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma capacitação e orientação para profissionais da rede de saúde, sobre a adoção de medidas preventivas contra o novo coronavírus (nCoV).

A ação foi realizada para os enfermeiros e médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), para as equipes de porta de entrada do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), e do Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga.

A capacitação, ministrada pela equipe de controle de infeção hospitalar, abordou o surgimento do vírus; o modo de transmissão; os procedimentos para o diagnóstico; além de orientações a respeito do fluxo de notificação para a investigação e isolamento, em casos suspeitos do vírus.

Campanha Contra Gripe

O governador João Doria confirmou nesta quinta-feira (27) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o Novo Coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *